25 de set. de 2010

Tutorial Inkscape - Bola de Bilhar

Inkscape - Bola de Bilhar (Efeito simples de iluminação)



Neste pequeno tuto mostrarei como criar um efeito simples de iluminação em alguns pouco passos e que pode sr interessante em muitas aplicações práticas.
Vamos a ele - execute o Inkscape e com a ferramenta 'Elipse'
ferramenta Elipse
 crie um círculo (pode ser de qualquer cor) e depois crie dois círculos iguais selecionando o objeto e dando dois ctrl+d (ou menu 'editar' > 'duplicar'):


 Posicione os dois círculos um em cima do outro como na imagem selecione todos dois e no menu 'Caminho' escolha a opção 'Diferença' para fazermos uma meia-lua - aproveite e com um ctrl+d duplique a meia lua:
Como no exemplo a bola de bilhar é vermelha , eu usei duas cores  mais escuras para compor a parte de sombreamento da bola. No menu 'Objeto' selecione a opção 'Preenchimento e Contorno' para edição de cores ,contornos e gradientes mais completa.
 Com a ferramenta 'Gradiente' crie o efeito clicando na borda do objeto e arrastando o mouse até determinado ponto do objeto para criar um efeito de esmaecimento:
ferramenta Gradiente




Monte os dois objetos no círculo, para fazer a inclinação do mais claro selecione-o e dê mais um clique sobre ele mais uma vez para poder girá-lo, depois posicione-o no círculo e depois a mais escuro:




Com a ferramenta 'Elipse' crie uma elipse de cor branca, coloque-a no topo do círculo, retire o contorno preto (se houver) e com a ferramenta 'Gradiente' crie o efeito de esmaecimento:


Crie outra elipse branca e aumente a espessura do contorno e com a ferramenta 'Texto' digite um número e posicione-os na lateral da ''bola'':


No mais, é isso, aqui termina o nosso tutorial sobre efeitos simples de iluminação.
Espero que tenham gostado e que tenha sido bem assimilado com relação ao passo-a-passo do Inkscape.
Um grande abraço.

*Gostou do tutorial? Sim? Não? Comente. Ajude-me  a melhorá-lo! =)


Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo. Obrigado, seu tutorial me ajudou muito. São pessoas como você que fazem uma internet melhor e nós, que buscamos aprendizado, lucramos muito com isso. Parabéns pelo Blog. haroldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde , Haroldo, eu que agradeço por suas palavras de ânimo e força ( as vezes eu penso em parar com o blog e essas coisas me revigoram pra seguir em frente ). Um grande abraço e volte sempre, amigo.

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.