30 de set. de 2010

Edição de Imagens e Desenho vetorial - alternativas gratuitas

Softwares para Edição de Imagens e Desenho vetorial - alternativas gratuitas


* Se algum dos links estiver quebrado, avise-me para que eu possa corrigí-lo. 


Para quem não quer ( ou não tem ) dinheiro para gastar com programas caros de edição de imagens ou desenho vetorial, como os da Adobe por exemplo, existem alternativas viáveis e muito boas - tanto para profissionais quanto para usuários domésticos.

Seguem alguns exemplo abaixo:

The Gimp 




O melhor e mais popular software de edição de imagens gratuito que existe, mantido e atualizado por uma comunidade incansável ao redor do mundo.
Totalmente de código-fonte aberto, ele se destaca pela sua grande variedade de pincéis, paletas, filtros e ferramentas diversas.
Há quem o venere e também quem o deteste, mas tudo é questão de gosto e adaptação. Muitos insistem na comparação com o Photoshop - que é injusta justamente pelo PS ser desenvolvido por uma gigante do setor a qual investe maciçamente em seus produtos o mesmo não acontecendo com o Gimp.
Mas, para quem sabe utilizar, consegue-se resultados surpreendentes e de altíssima qualidade com ele.
Trabalha com vários formatos como .jpeg, .png,.bmp, .tiff, etc inclusive os do próprio Photoshop.

No Linux , em várias ditribuições, ele já vem instalado no sistema.


Para saber mais - Comunidade Gimp do Brasil

Photo Pos Pro



Ótimo editor de imagens para quem não quer muita firulagem - simples, direto mas não menos potente por isso. Conta com vários recursos, alguns avançados e conta com filtros e efeitos bem interessantes.
Um ponto negativo (ou não, isso é relativo) é o fato do programa ser em inglês , mas sua interface é bem intuitiva e dispõe das ferramentas de forma rápida e fácil.



Paint NET

Editor leve e simples mas bem intuitivo que conta com alguns filtros muitos interessantes, para quem não exige muito de um editor de imagens.




Picasa





Apesar do Picasa ser muito mais fantástico como gerenciador de imagens, ele possui alguns poucos mas úteis recursos para retoque de fotos e imagens em geral, além de capturar screenshoots, realizar backups, colagem de fotos, posters, slides etc,  e ainda possui integração online - é possível importar fotos e álbuns do Picasa na Internet, fazendo o download de todas as imagens possíveis diretamente para o programa. Após isso, é possível editá-las e realizar todas as tarefas comuns às imagens já existentes no PC. Se você não conhece, vale a pena conhecê-lo.
Para Windows:

Para Linux:



OpenOffice Draw

Não se trata bem de um editor de imagens mas sim de desenhos vetoriais (como o Inkscape, Corel, Xara, Illustrator) e vem como parte da suíte OpenOffice ( ou BROffice ) . Geralmente nas distribuições Linux ele já vem instalado no sistema.


É imprescindível ter o Java instalado (JRE Java Runtime Environment)para usufruir da suíte OpenOffice, mas pode sossegar, o arquivo é pequeno:



Xara Xtreme

Mais um editor de gráficos vetoriais (pronuncia-se 'zara'). Excelente e conta com vários recursos, pena que não exista (pelo menos por enquanto) uma versão free para Windows - a empresa liberou somente parte do código-fonte para a comunidade Linux deixando, obviamente , vários recursos de fora,justamente por ser free.
Para quem quiser baixá-lo no Linux:
# sudo apt-get update
# sudo apt-get install xara

Para testar o Xara no Windows , se você quiser, claro ( ele é shareware ) acesse o site do desenvolvedor, baixe, teste e tire suas conclusões:

http://www.xara.com/us/

Inkscape



 O Inkscape é um fork (software desenvolvido com base em outro, já existente) de um antigo programa de desenhos vetoriais conhecido como Sodipodi, hoje descontinuado.
Creio ser ele o melhor, mais completo  e  mais popular programa para vetorização que se tem notícia no 'mundo' open-source - ou seja, é um programa de código fonte aberto, o que significa que qualquer pessoa ( que possua conhecimentos técnicos pra isso, bem entendido) pode modificá-lo e distribuí-lo livremente, tal como preconiza a GPL ou General Public License.

Em linhas gerais, o Inkscape é um excelente software tanto para uso doméstico quanto profissional.

Seu formato nativo é o .svg - scalable vector graphics - que é um formato aberto de imagens vetoriais definidos pela W3C (World Wide Web Consortium, que regulamenta padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web).

Suporta vários formatos , tanto para importar ou exportar, mas ainda não conta (pelo menos até a versão 0.48) com um suporte satisfatório a arquivos .cdr (Corel Draw) mas futuramente sim, dado o ritmo de atualizações dele.

É um software maduro com inúmeros recursos e que deve ser conhecido por todos os profissionais (ou amadores ) que lidam com gráficos vetoriais.
No menu  'ajuda' do Inkscape há um submenu de tutoriais. Excelente para quem quer dar os primeiros passos neste fantástico programa open-source. Possui versões para Windows, Linux e Mac OS.



Para saber mais:
http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/FAQ
http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/WebHome
http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/

Logo Maker v2.0 


Excelente programa freeware para criação de logomarcas. Possui filtros, opções de transparência, editor de logos e muito mais. Crie suas próprias logomarcas com este simples mas poderoso programa gratuito que não requer habilidades expepcionais. Extremamente intuitivo, apesar de ser em inglês.

Na aba 'templates' vc pode usar os que existem ou mesmo editá-los ao seu
gosto. Possui um pequeno editor de gráficos vetoriais para que se possa criar logotipos do 'zero'.



Artweaver (freeware)

 

Artweaver não é um grande editor de imagens, porém é um bom programa para criar imagens. Apesar da falta de polígonos prontos e ferramentas para criar linhas e curvas precisas, o programa é ótimo para fazer com que o digital pareça real. A possibilidade de alterar o tipo do pincel, incluindo a maneira como a tinta vai se espalhar, a opacidade e o método de pintura facilitam muito a criação.

Salienta-se que, apesar da excelência em pincéis, o programa sofre por falta de algumas ferramentas que permitam borrar, espalhar ou interagir melhor com os traços de pincel. Dentre os diversos tipos de pincel há alguns bem peculiares, como a imitação de caneta, de lápis, o pincel especial para a caligrafia e muitos outros.....




Photofiltre

Mais um editor de imagens leve, freeware e simples mas que atende bem às expectativas de quem não gosta de muita complicação.



" PhotoFiltre é usado por quem trabalha com edição de imagens e não pode desembolsar a grande quantidade de dinheiro que licenças dos programas do tipo exigem. E, para quem acha que as alternativas gratuitas são muito limitadas, deve conhecer agora mesmo este editor para mudar esse  conceito. Ele possui uma série de ferramentas que lhe permitem fazer trabalhos profissionais e não deixam a desejar.

PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar."...(fonte Baixaki)






* Gostou das dicas? Sim? Não? Conhece outros programas? Comente. ;)

6 comentários:

  1. adorei pai o seu blog é ele me ajudoumuito em um trabalho!:)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou, filhona lindaaa rsrsrs
    Papai te ama. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!!

    Muito obrigado!

    Boa sorte com o Blog....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela força, Bellis. Volte sempre, a casa é sua rsrs

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado, seja bem vindo, Graziano. Grande abraço e fique com Deus.

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.