28 de set. de 2010

Fazer ou falar - that's the question!

Uma grande questão que norteia quem usa software no seu dia-a-dia é simples: ele atenderá os meus requisitos?
Muitos que defendem tão aguerridamente um programa muitas vezes não seriam capazes de dar um centavo furado por eles - nem mesmo é uma contradição aparente - é contradição evidente mesmo!
Creio que há fanatismo dos dois lados. O pessoal do software livre ( me incluo entre eles ) alardeia toda a sorte de benfeitorias ( óbvias e excelentes ) que os programas open podem proporcionar e alguns, mais 'xiitas', chegam mesmo a 'demonizar' e hostilizar abertamente os concorrentes pagos ( nisto eu me excluo dentre eles, no caso, os 'xiitas' ), o que considero de uma irracionalidade e mau gosto extremos, além de ser péssimo para a comunidade open-source, que passa a ser vista como uma cambada de nerds fanaticos.
.
Todos os soft's levam a um resultado!

Um programa foi, é e sempre será um meio para um fim, não importa se open ou proprietário (ou vulgarmente 'pago'). O fato é que, se o programa atende bem às minhas necessidades, então ele é bom, ótimo ou excelente - e há exemplos disso dos dois lados.
O que importa, no fim das contas, é se VOCÊ sabe usar bem essa 'ferramenta' de criação chamada software.
Vejo trabalhos inacreditáveis, de artistas digitais, desenvolvidos em softwares open que muita gente torceria o nariz de cara só por que não é da marca X ou Y, como também o contrário é verdadeiro, façamos justiça, por favor.

Então, nesse emaranhado de discussões efêmeras e bairristas, que nunca chegam a lugar nenhum,  o que voga mesmo é a capacidade do artista de criar algo 'do zero', tirar 'leite de pedra' quase que literalmente.
Para quê o programa mais caro e conceituado do mundo inteiro se o sujeito não sabe nem usufruir de 5% dele, que dirá CRIAR com ele?

Apesar de ser um admirador e incentivador do software livre, e também dedicar uma grande parte deste blog à divulgação dele, não me sentirei desconfortável de apresentar tutoriais com programas pagos como Corel, Photoshop e afins se eu assim achar conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.