4 de out. de 2010

Tutorial Inkscape - Olho estilizado


Tutorial Inkscape - Olho Estilizado


Desculpem o título meio clichê da postagem, mas é que são tantos tutoriais de olhos na net que chega a ser chato postar mais um...
É um tal de 'olho no Blender', 'olho no Inkscape', 'olho no Corel', olho do... deixa pra lá!
Cansei de perguntar a mim mesmo se deveria postar isso ou não, já que incorreria  numa espécie de 'chover no molhado'.
Mas já que muita gente fez questão de deixar suas impressões óptico-artísticas nas páginas da web, resolvi-me a dar , também , a minha contribuição à esta causa 'ocular'.
Seria um tanto cansativo ver mais um tutorial sobre como vetorizar um olho se não fossem alguns elementos (os quais introduzi no desenho) que, ao meu ver, no resultado final deram um charme a mais, modéstia à parte.
Vamos a eles:

Começando do começo

A proposta é simples e, para quem acompanhou o tutorial da 'bola de bilhar', vai se lembrar de alguns elementos óbvios no desenho, como a inclusão de elipses com efeito gradiente para dar simular brilho em um objeto côncavo.
Desmontei o olho para que pudéssemos ter uma prévia dos objetos que irão compor o desenho.
Confesso que não tem muita graça, como se pode notar - pelo menos de início, não:



Compondo o 'olho'

1- Execute o Inkscape e com a ferramenta 'elipse' crie uma circunferência azul claro de contorno azul marinho e aplique um desfoque de 2,0 como no exemplo (shift + ctrl + f para abrir a caixa de edição de cores), na aba 'contorno' aumente a espessura do contorno para 5,0:


2 - Selecione  a circunferência, duplique-a com um ctrl + d , posicione-a uma sobre a outra, agora selecione as duas circunferências e aplique a ''diferença'' com um ctrl - para criar uma 'meia-lua' como no exemplo, deixe-a completamente azul-escuro e na caixa de edição de cores, selecione 'gradiente linear' e depois a ferramenta 'gradiente' para que se possa manipular a alça de preenchimento, depois aplique um desfoque de 2,0 e , por fim, posicione a meia-lua no círculo:




Crie mais uma elipse com um tom mais escuro de azul, aplique o gradiente linear nele também e coloque na base da circunferência;

3 - tomando por base o passo 2, crie outra meia-lua duplicando a circunferência e aplicando a diferença(ctrl-) mas deixando um pouco mais reta do lado côncavo:

4 - Crie mais duas elipses - deixe uma na cor branca e aplique o gradiente e na outra deixe como uma circunferência preta e posicione-as na figura:

Talvez o nosso humilde tutorial já bastasse por ora( como eu disse , para quem acompanhou o tuto da bola de bilhar, verá que foi fácil até aqui ), mas a parte legal vem agora:

5 - com a ferramenta 'mão livre' (você também pode usar a tecla de atalho P) iremos criar uma reta que ficará meio irregular, mas é justamente isso o que se quer:

Note que eu selecione a figura e com um segundo clique mudei a alças de canto da figura, tornando-as arqueadas, depois disso desloquei a pequena cruz do objeto para um pouco mais abaixo criando um eixo fora do objeto.

6 - Feito isto, iremos agora clicar sobre uma das alças superiores do objeto e , com as teclas ctrl e space acionadas ao mesmo tempo, iremos girar com o mouse sobre o eixo, deslocando o objeto e criando um desenho como se vê na imagem:



Selecione todos os objetos e agrupe-os ( ctrl + g ) formando um objeto único. Aplique um desfoque suave e deixe num tom azul escuro como na imagem:

Posicione o objeto em cima do olho e com a tecla 'PageDown' vá recuando sucessivamente até que ele fique por detrás da pupila:


Aplique um pouco mais de desfoque para deixar os raios mais suaves.

7 - Agora, com a ajuda da ferramenta 'caneta bézier' (ou tecla de atalho B) desenhe a forma geométrica da imagem , selecione-a, delete os nós internos e clique em 'tornar nós suaves':

'tornar nós suaves'
8 - Faça como no passo 6 - selecione duas vezes, desloque o eixo do objeto para baixo e com ctrl e tecla de espaço acionadas, clique no objeto e gire-o para que se possa obter algo mais ou menos assim:



9 - Utilizando a mesma figura geométrica desenhada com a 'caneta Bézier' refaça a operação, agora deslocando o eixo no sentido contrário como mostra a figura:


Como foi feito no passo 6, selecione todos os 'raios' e agrupe-os com shift+ctrl+g , posicione-os no centro do nosso olho ( vc pode aplicar um gradiente radial nele que o efeito de luminosidade ficará melhor ) e com a tecla PageDown vá recuando passo-a-passo até chegar a algo mais ou menos assim:



Temos o nosso olho já em fase de finalização - desmontei-o parcialmente (figura acima) para que se tenha uma noção dos efeitos que, no fim, darão um toque de 'brilho vítreo', por assim dizer:

Lembre-se sempre do 'PageDown' para recuar os objetos dentro do desenho. Note na figura abaixo os detalhes da íris.


Finalizado - faça o download deste svg em http://www.openclipart.org/people/BettoCoutinho/olho2.svg

 Adicione algum elemento a mais que você possa julgar pertinente: um brilho ou uma sombra a mais etc, não importa, o que vale é exercitar a sua capacidade criativa.
Espero que tenham gostado. Como se pode ver, com ferramentas simples se pode conseguir bons efeitos.
Grande abraço!

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6 comentários:

  1. Parabéns! Muito criativo e perfeccionista !

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  2. Muito bom, excelente tutorial, difícil ver bons para esta ferramenta

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    1. Obrigado, Axar, valeu pelo elogio e pela participação. Tanto é difícil ver tutoriais pro Ink quanto as pessoas procurarem por eles aqui no blog rsrs
      Abraço e seja bem vindo.

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  3. Muito massa, Bettão! Você "bole" nessa ferramenta?

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