14 de dez. de 2010

Desenho - Dicas e Truques V - Aprendendo a desenhar o Naruto - parte I

Desenho - Dicas e Truques V - Aprendendo a desenhar o Naruto - parte I


 Nesta seção vou passar umas dicas simples de como desenhar o Naruto, que virou uma espécie de coqueluche entre os jovens apesar de eu nunca ter assistido nenhum desenho do dito cujo.
Não sou chegado ao estilo mangá por considerá-lo muito simples e para ser sincero, quem aprende a desenhar um boneco do estilo mangá, desenhará qualquer um que surgir nos próximos 200 anos - são todos iguais , afinal!!

Preste bem atenção - desenho de mangá é muito simples, sem exagero algum, todos seguem o mesmo padrão, com ligeiras modificações - olhos grandes, expressão facial meio que estática etc
Alguns tem lá a sua beleza particular, principalmente as bonecas modelo hentai, mas no geral, o estilo mangá é beeeem previsível.

Você também pode desenhar o rosto do Naruto pelo método da Quadriculação, a qual já foi abordada aqui no blog.

Vamos ao tuto então:

*Será bom o uso de compasso, régua, lápis comum, lápis 6B ou lapiseira 0.5/0.7mm e uma borracha branca bem macia.

Tome como base esta imagem do Naruto, vamos focar somente no rosto dele neste tuto por enquanto, ok? - Se observarmos bem, o rosto dele é um círculo quase perfeito ( um pouco oval no queixo ) e isso pode ser conseguido fácil com o auxílio de um compasso ( se não tiver um compasso ainda, use um copo, o resultado será o mesmo para o nosso pequeno tutorial ).


Em seguida, guiando-se pelo ponto central do compasso, trace duas linhas retas como se fosse fazer uma espécie de alvo.
Agora, tendo como base o centro das retas , você pode se guiar para traçar mais duas linhas retas - elas servirão para definir a linha mediana do rosto, ou seja, a linha do meio do rosto, que será o nosso ponto focal do desenho :

Apague as retas que vc fez primeiro e , de acordo com o exemplo, trace as linhas correspondentes à posição dos olhos, não tenha medo de usar régua - ela é uma grande auxiliadora em trabalhos onde queremos um pouco mais de qualidade mas ainda não manejamos bem o tracejado nem o 'lance de vista'
Lembre-se - estes passos ainda estão na imagem original, vamos passar pro papel agora, seguindo o mesmo padrão, ok?
Sempre desenhe com mão suave, linhas bem finas porque terá que apagar depois, e se marcar o papel com força o resultado não ficará bom, portanto, acostume-se a desenhar o esboço com o mínimo de peso na mão :


Apague as linhas principais e deixe somente as linhas medianas, em seguida trace as retas de posicionamento dos olhos - utilize a régua para isso, você obterá mais precisão:

Adicione o nariz
 Trace o contorno dos olhos respeitando as porporções, note que o formato é um pouco 'amendoado', para as pupilas use o compasso também - outro ponto importante é que os olhos não estão exatamente no mesmo nível, o direito está um pouquinho acima em relação ao olho esquerdo, isso para que se dê a noção de perspectiva onde notamos que o 'modelo' está com o rosto um pouco virado para o lado direito;
*um detalhe interessante - todo o rosto do Naruto se concentra na parte inferior do círculo, repare bem nisso!:

A pupila esquerda está bem no centro do olho ao passo que a direita está um pouco situada para o lado direito para dar a ilusão de perspectiva, na qual o modelo está com o rosto baixo e olhando um pouco para cima


Neste ponto, comece a apagar as linhas medianas para poder modelar melhor o rosto - o queixo é um pouco 'pontudo', isso porque  a cara do Naruto é oval, portanto desenhe duas curvas suaves de modo que elas se encontrem na linha mediana vertical para poder compor o queixo do boneco - Desenhe o contorno da orelha, use as linhas guias para poder situar a orelha no ponto certo - O cabelo é fácil, já que o cabeleira do Naruto é bem espetada.

Finalize a orelha
Com o auxílio da lapiseira ou de um lápis de ponta bem fina, comece a dar 'vida' ao Naruto, neste ponto não tenha pressa - observe os detalhes como cílios, sobrancelha, contorno da pupila etc
Finalize o seu Naruto com cuidado e calma, não precisa ter pressa em terminá-lo!


Criei esta colagem no Picasa para se ter uma idéia do passo-a-passo.

Como se pode ver, deixei o Naruto 'cru' mesmo, sem sombreado porque eu quis enfatizar a questão do esboço e dos contornos.
Em qualquer desenho de cabeça de boneco mangá você deverá usar o esboço das linhas guias e linhas medianas para poder dar uma proporcionalidade correta ao seu desenho, sem deixá-lo com um olho ou orelha maior que o outro - lembre-se de prestar atenção aos detalhes, é neles que reside a beleza de qualquer desenho, e dão personalidade a ele também.

Na parte II veremos como esboçar o Naruto de corpo inteiro.

Espero que tenham gostado e não desanimem se não sair muito bom no 1º - é na perseverança e no treino constante que vocês desenvolverão o traço e estilo individual.

Grande abraço.



6 comentários:

  1. Putz você desenha muito, você dá aulas é profissonal? as dicas desse blog são muito boas

    ResponderExcluir
  2. rsrsr muito obrigado.
    Nunca fiz nenhum curso formal mas comecei a desenhar aos 4 anos de idade, não sei se posso me considerar profissional mas até que não faço feio rsrs
    Pode ser que um dia dê aulas mas por enquanto não tive essa honra...
    Beijão e volte sempre, a casa é sua! =D

    ResponderExcluir
  3. pow muito maneiro essa aula ai de fazer os desenhos de manga essa técnica de usar o circulo realmente funciona com todos os estilos mangás! apesar de Tbem não ser chegadoa eles. pois acho que ja cheguei em uma meta da minha vida que ja ta dano pra encarar um realismo rsrs! vc desenha muito mano sou seu fã! diretamente de Fernando De Noronha

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela força, Robinho =)
    Obrigado e volte sempre, em breve o blog terá mais material.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Seu blog esta muito bom ,eu também desenho adoro essa arte,
    essas dicas suas e muito show brigado.

    ResponderExcluir
  6. Por nada, Renato, eu que agradeço sua visita, volte sempre que puder.
    Abraço

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.