7 de fev. de 2011

Desenho a Lápis Grafite - Rosto de Mulher - Esboço



 Boas, diletos amigos!

Depois de algum tempo sem postar, por conta das correrias do dia-a-dia, volto ao blog com um material simples .
Usei como material o básico do básico - lápis HB comum ( escolar ) , lápis 6B, lapiseira 0.5, papel e um pouco de paciência ( que anda meio escassa ultimamente...ufa!)
 

E usei um convidado muito simplesinho mas que é uma "mão na roda" na hora da finalização.
E 'di grátis' - você poderá confeccioná-lo com um pequeno pedaço de papel - o famoso esfuminho!

Este utensílio pode ser comprado pronto como também feito em casa com vários tipos de material: algodão, papel higiênico ( bleargh... vi isso num site ) etc etc.
Particularmene prefiro fazer os meus com papel ofício mesmo, por ser um pouco mais resistente e fácil de manusear.
É só cortar um pedaço de ofício mais ou menos do tamanho de um guardanapo, enrolá-lo bem firme e colar com fita adesiva - faça vários porque ele é frágil e se desgasta rápido na ponta ( isso se você for esfumar o desenho todo , lógico). Ele ficará com uma pequena ponta e com ela você dará acabamento no sombreado do desenho.
Ele deverá ter mais ou menos este aspecto:
Bobo, não? Mas ajuda pra caramba! hehe

Deixemos de mais mais mais e vamos aos finalmente.

Comecei pelo básico, que é a famosa 'cabeça de ovo' e fui acrescentando os demais elementos no decorrer do desenho.
Uma dica - se você usa o Firefox, dê um clique sobre os desenhos para visualizá-los numa escala maior para poder ver os detalhes. Procure usar papéis de boa qualidade e resistentes à borracha, como o Canson, por exemplo. A4 e cartolina costumam ficar eriçados depois algumas apagadas e são ruins para sombrear depois.
Deixe definidos as linhas da boca e nariz nos seus devidos lugares - particularmente, gosto de começar a finalização a partir do meio do rosto
Gosto sempre de começar a sombrear suavemente pelos olhos - olhos expressivos podem dar um ar mais realista aos seus desenhos. Comece a definir as linhas principais dos contornos da boca e do nariz , com contornos bem suaves para poder dar mais precisão na hora de contornar com a lapiseira 0.5
Além do esfuminho para definir e suavizar algumas áreas de sombra no desenho, você pode se utilizar do próprio dedo para esfumar áreas maiores. Lembre-se que o sombreado tem que ser aumentado gradativamente
Na lateral do rosto da modelo usei o dedo indicador como 'esfuminho', para suavizar o sombreado. Muito cuidado ao sombrear áreas maiores porque a mão, às vezes, fica 'melada' com os detritos do grafite e é muito comum manchar-se o desenho sem querer. Portanto, muito cuidado para não fazer esta 'melda'    ;)
That's all!!!
Desenho finalizado.

Foi somente uma espécie de esboço da Angelina Jolie. Estava com ele parado há algum tempo e resolvi terminá-lo e postá-lo aqui no blog para servir de exemplo.
Como podem ter notado, o exemplo foi parecido com o tuto da 'fuça' do Naruto, com a diferença de que agora foi com um rosto normal.
Em breve estarei de volta. See you later!
Espero que tenham gostado.

Grande abraço.

Betto Coutinho.


Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

28 comentários:

  1. Eaí Betto!Eu sou o Raí,e curtí pra caramba o seu blog meo!Vc fraga demais no desenho cara!Eu desenho no estilo mangá e gostaria q vc me visitasse lá no meu blog,e se vc gostar de meus desenhos vc me seguisse!Entra lá!Estou te seguindo!!
    Entra lá!Eu vou ficar esperando valeu?!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que você gostou, Raí, valeu pela força.
    E já estou te seguindo - seu pedido é uma ordem !!hehe
    Grande braço ,mermão!

    ResponderExcluir
  3. AE MANO MUTIO OBRIGADO PELA SUAS DICAS MUITO OBRIGADO MESMO PORQUE EU ESTAVA PRECISANDO MESMO DE ESSAS DICAS MUITO OBRIGADO,AE VOCÊ DESENHA MUJITO BEM ESPERO UM DIA DESENHAR IGUAL A VOCÊ,AE VALEU E ATÉ A PRÓXIMA,COM MAIS OTIMAS DICAS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigão, fico feliz que tenha gostado e que as dicas estejam te ajudando - legal. =)

    Poderia ter deixado o seu nome mas tudo bem...
    E eu creio que você vai desenhar muito bem sim, com certeza - tem uns livros legais aqui no blog que ensinam desenho passo-a-passo - pode baixar a vontade. Tenha dedicação e força de vontade que você chegará longe.

    Grande abraço e volte sempre, toda semana eu to preparando algo novo ( com o tempo que o trabalho me permite hehe)

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. aew betto adorei o desenho mano eu tbm desenha mto mais como acabei de dizer desenhava ja faz um tempo q naum desenho tava pensando em voltar desenhava umas paradas mto massa o meu forte era desenhar mulher ja faz uns 3 anos q naum desenho mais to voltando hj msm vo ver se ja mando uma imagem massa hj minha inspiração ta em uma imagem massa um por do sol bem bacana...
    valeu flw's.....

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz que tenha gostado , Wesley, e que o blog possa te servir nas várias dicas que tenho postado, como a todos os visitantes também.
    Nunca desista de desenhar, invista em você e no seu dom, você vai ver que vai valer a pena.
    Grande abraço e volte quantas vezes quiser, a casa é sua =D

    ResponderExcluir
  7. muito massa to entrando nacareira agora kkkk.vc desenha muito fiz uma de angelina jolie aki tambem

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Walter, volte sempre e seja muito bem vindo. =D

    ResponderExcluir
  9. ola parabens ficou otimo seus desenhos

    visite o meu blog ok e de sua opinião sobre os meus desenhos e venha ser um membro sera uma honra

    http://ciceroartedesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dos seus desenhos, Cícero, parabéns e obrigado pela força. Já estou te seguindo no blog
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  11. Navegando pela internet, encontrei o teu espaço e achei tua arte excelente e muito expressiva. Sou artista plástica e como vc sou autoditada e desenho tb desde os 5 anos, mas só agora, há dois anos atrás me encontrei com minha arte. Teu traço e conciso e muito definitivo. Caso queira conhecer minha arte, estou neste blogue;

    http://aarteporprazer.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Beti.
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog e dos meus trabalhos. Visitei o seu blog e tmb gostei muito dos seus trabalhos em acrílico, nanquim e pastel. Excelentes e tmb muito expressivos, parabéns.
    Espero que volte sempre, a casa é sua. =D
    Grande abraço do amigo Betto.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Alexandre, volte sempre, a casa é sua.

    ResponderExcluir
  14. Betto, achei emocionante o comentário sobre o Ed Benes que você postou. Isso é muito legal e necesário, o MUNDO precisa saber que nossos conterrâneos tem talento e é um exemplo a todos e que não são só os americanos que estão preparados..
    Um abraço meu irmão...

    ResponderExcluir
  15. É a mais pura verdade, Alexandre, o que tem de desenhistas bom neste nosso Brasil não tá no gibi - bom, mas é justamente NO GIBI que eles estão rsrsrsrsrsrs ( desculpa o trocadilho, foi inevitável kkkkkk )
    O s americanos estão ''comendo arrolhado'' como se diz aqui na nossa terra hehehehe
    Grande abraço, meu irmão, fica na Paz!!! =D

    ResponderExcluir
  16. teu blog é show parceiro ta tirando mó duvidas minha!. desenho pra caramba tanbem mas só agora é que tou me interessando por rostos, olhos faces etc , ainda tenho muito que aprender. mas e ai se eu praticar bastante acho que vai dar certo!

    ResponderExcluir
  17. Tenho plena certeza que sim, Robinho.
    Eu creio que se a pessoa se dedicar mesmo com paixão e força de vontade ela conseguirá desenhar tudo que quiser. Separar uma ou duas horas por dia pra praticar esboço, rascunho, hachura, proporção etc etc.
    O fato de muitas pessoas fracassarem nessa área é que nunca pegam num lápis e quando pegam já querem desenhar que nem um Ivan Ribeiro, um Deodato etc e não é assim, tem que haver um processo e cada pessoa tem um ritmo próprio.
    Fico feliz que tenha gostado do blog e volte sempre. Em breve tem mais tutorial.
    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Cara vc desenha muito bem! suas dicas sao otimas, porem eu gostaria de fazer um curso... onde moro naum tem, e nem perto daqui tbm naum. so mesmo na Web...
    boy

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, amigo. Realmente as vezes único recurso que se tem é a net mesmo, mas ainda bem que pelo menos ainda se tem ela. Já dá pra pegar um monte de dicas.
    Abração e continue acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  20. Oi beto, sou eu a Marilia denovo UAHAUHA
    tava vendo seu blog aqui, e gostei muito da jolie e resolvi desenhar uma parecida
    ficou bem legal, parecido com o seu, mais nem da quase pra perceber que é a jolie =[
    mesmo assim, obrigada pelas dicas :D

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marília, como vai vc? rsrsrs
    To preparando uns tutoriais mais detalhados: cabelos, anatomia, rosto etc é que tudo demanda tempo e o meu tempo é meio corrido, mas sempre que puder, dê uma espiada no blog, pode ser que eu já tenha postado. O que eu to fazendo neste momento é sobre 'cabelos', espero até o fim da semana estar pronto.
    Abração, menina, e fique com Deua!! =D

    ResponderExcluir
  22. oi Betto, você continua como sempre muito bom mesmo.
    Tenho gostado dos seus desenhos, e devemos mostrar e ensinar os jovens garotos, como se desenha.Quem sabe, quando chegarem a minha idade (76), continuem a desenhar.Comecei com uns 10 anos.Infelizmente meus desenhos daquela época, esfumaramse.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, nobre amigo Dilermando, falou tudo e muito bem rsrs
    Seus trabalhos estão arrasando tmb, parabéns!!!
    Um grande abraço, amigo! =D

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. Obrigado pela força e pelo elogio, Adão! Grande abraço e volte sempre. =D

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.