18 de mar. de 2011

Desenho a Lápis - Rosto Masculino - Al Pacino - (lápis e caneta)



Pessoal, estou de volta mais um vez!

Agora vos trago um esboço que valoriza mais o sombreado do que o modelo em si, criando um contraste muito interessante e expressivo.
Capturei uma imagem do filme "O poderoso chefão III" com o Picasa ( com a ajuda botão do print screen ), onde o ator Al Pacino conversava dentro de seu carro tramando mais um de seus planos nefastos hehe.

O efeito de iluminação chamou-me a atenção porque sempre me interessei por essas gradações de luz e sombra vindas de duas fontes laterais ao mesmo tempo. Além de bacana é desafiador para qualquer desenhista e serve como um ótimo exercício de aprendizado para qualquer pessoa.

O resultado final cria uma tridimensionalidade muito legal. Como minha placa de vídeo não é boa por ser onboard, a qualidade de resolução também não ficou das melhores, principalmente quando maximizada, por isso, alguns detalhes podem ter passado despercebidos e peço desculpas desde já.

Vamos ao esboço:
Comecei pelo rabiscado básico somente para compor as partes do desenho. De início somente a observação de que se trata de um rosto masculino, e só.
Posicionei as áreas de lu e sombra para poder guiar-me quanto ao que fazer e por onde começar a fazer - como podem ter notado, há uma falha na estética do olho esquerdo do personagem, que será corrigida em breve.
Comecei pelo nariz para poder situar-me ''dentro'' do esboço. Usei para isso o velho e bom 6B e uma simples caneta esferográfica preta - a partir dos próximos esboços pretendo utilizar a caneta nanquim , a qual dá homogeneidade ao sombreado.
Ao sombrear o lado esquerdo, a partir do sombreado, pude corrigir o olho esquerdo.
Chega uma das partes mais chatas no processo de qualquer desenho - a cabeleira do personagem, ainda mais se se tratar de desenho feito a partir de foto.

 Como meu intuito foi o de exemplificar o sombreamento vindo de duas fontes de iluminação distintas, daí, deixei o restante apenas sugerido.

Esboço finalizado. Espero que tenham gostado e até o próximo exemplo.
Grande abraço


Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. muito bom, sonho Zz:) conseguir desenhar assim um dia. Me adiciona no msn DeSouza_Augusto@hotmail.com, hasta la vista~

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certeza que você consegue, Augusto, é só acreditar e se dedicar!

    Fico feliz que tenha gostado do blog. Add sim, no momento estou meio sem tempo pra conversar( por conta do trabalho ) mas assim que eu puder trocaremos umas idéias sim, com certeza.
    Volte sempre, a casa é sua =)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.