3 de jul. de 2011

Cuidado com o Plágio - Denunciando Blogs Desonestos!

Não aceitem imitações do Ponto Difusor!

Edit - como as páginas plagiadas foram deletadas pelo próprio Google, removi as imagens do blog em questão, pois considero o assunto encerrado. Todavia, deixo o email de notificação do Google sobre a confirmação do meu pedido de violação de direitos de imagens e texto:


Tomei conhecimento, através de um amigo, de que fui plagiado em alguns de meus trabalhos em um determinado blog.
O autor do blog não pediu permissão para a postagem dos tópicos e os copiou/colou na cara-dura sem me dar os devidos créditos - ainda foi elogiado!! =O
Se tem uma coisa que me deixa aborrecido é ver alguém levar o crédito por algo que não fez, seja justa ou injustamente. Creio categoricamente que o que é de "César tem que ser dado a César".

 Acho isso de uma total falta de caráter e princípios.

Não está expresso na lateral do blog, no meu perfil, que eu permito a postagem desde que a pessoa entre em contato comigo, caramba?
Qual a dificuldade nisso? 
E que meus trabalhos estão licenciados com uma licença Creative Commons que permite a distribuição e o uso não-comercial desde que os devidos créditos sejam dados a mim, o autor?
Sei que a internet é ao mesmo tempo uma benção e uma maldição, mas tudo tem limite, né? 
Que haja um mínimo de decência, pelo menos. Vários amigos e seguidores já me pediram permissão quanto a postar trabalhos meus em seus blogs no que eu lhes permiti prontamente, porque é assim que a "coisa anda", não do jeito que uma determinada turminha aí quer impor!
Ainda bem que o Google tem suas próprias regras e sabe aplicá-las duramente, se necessário. Há casos da pessoa até ter o seu site/blog excluido, dependendo da situação.

Uma curiosidade:

Lembro-me de que, quando eu era adolescente e pintava camisas com temas de rock, pintei um Alice Cooper (o desenho do  encarte do lp ao lado) nas costas de uma camisa minha. Modéstia a parte, ficou massa. Usei a camisa por um bom tempo até que um amigo perguntou se eu a queria vender e terminei vendendo para ele, que passou a usá-la com todo orgulho.
O "legal" é que, anos depois, conversando com outro amigo, recebi o seguinte comentário "_Você desenha, né, Humberto? Fulano desenha como você..."
Fiquei pasmo! 
Desde quando o 'fulano' desenhava?

Ele me respondeu que o camarada estava com uma camisa que tinha um Alice Cooper pintado nas costas.
Eu ri e disse-lhe que o autor da pintura tinha sido eu.
Lógico que o conceito que ele tinha do amigo "fulano" como desenhista despencou na hora.=)
Talvez o meu colega quisesse um pouco de reconhecimento por alguma coisa e amparou-se em uma pequena mentira para isso, mentira que se perpetuou por quase dez anos.
Não fiquei com raiva dele em nenhum momento nem a amizade ficou abalada, mas fiquei surpreso com sua atitude. Coisa de adolescente ababacado. hehehe
Fazer o quê, não é? =/

Peço aos amigos do blog, do orkut, aos seguidores e visitantes em geral para que , se acharem material do blog Ponto Difusor duplicados na net e sem que os créditos estejam expressos na postagem - que entrem em contato comigo e me avisem, ok?
Farei o mesmo com os amigos blogueiros se eu achar posts duplicados - denunciarei os infratores na hora.

Aprenda a denunciar conteúdo plagiado por blogs desonestos clicando no link abaixo:
]http://www.dicasblogger.com.br/2010/09/como-denunciar-plagio-ao-blogger.html


Não é fácil achar posts plagiados, mas uma hora a 'casa cai'.
Grande abraço.

5 comentários:

  1. Oi Betto!

    Puxa, que coisa chata!!! É impressionante a falta de vergonha de certas pessoas em se apropriar do trabalho alheio... fez muito bem em tomar suas providências, pq coisas assim não devem passar em branco!

    Toda vez que me deparo com uma história dessas, tenho mais certeza de que o que falta nesse nosso mundo não é lei nem informação (embora sejam coisas importantes): o que falta é ética mesmo, valores morais que não se aprendem na escola. Isso, sim, faz diferença!

    No que depender de mim, se um dia encontrar materiais seus espalhados e sem indicação da autoria, venho te informar!

    Beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Incrível, não é, Luciana?
    Mas fazer o quê?
    Agora tenho que colocar marca d'água em todas as minhas imagens, sei que isso não vai impedir mas vai ficar chato pra quem quiser plagiar na cara-de-pau porque o link do blog vai estar lá estampadão.
    Obrigado pela força e se um dia eu achar algum material que seja seu tmb te aviso pra vc tomar as providências necessárias.
    Grande abraço e fique com Deus, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi Betto!

    De nada!

    Sobre os selinhos, funciona assim: os selinhos são imagens que algumas blogueiras preparam simplesmente para enfeitar os blogs (geralmente de artesanato). A criadora da imagem institui umas regras para distribuição da imagem com outras blogueiras. Tipo assim: tem de fazer uma postagem indicando o blog de quem vc recebeu o selinho, respondendo perguntas e indicando os blogs que vc presenteará com o selinho. Depois de feita a postagem vc pode colocar o selinho na barra lateral do blog. A mulherada adora colecionar os selinhos e a principal utilidade é promover o contato e a divulgação de outros blogs de artesanato. A gente acaba conhecendo muita gente por conta deles. Os selos são inseridos como simples imagens no blog.

    Sobre o video, obrigada! Gosto do som da Enya, mas tb não tinha visto esse clip. Lindíssimas imagens! Gosto da suavidade dos trabalhos em aquarela e similares, gostaria de ter um pouquinho mais de intimidade com as técnicas molhadas (pinceis me deixam nervosa! rsrsrsrs)

    Vc usa o facebook?

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Realmente, isso é muito chato. Pode deixar que se eu perceber algum conteúdo seu por aí te avisarei imediatamente!

    já aconteceu comigo algo parecido, só que acabou em brincadeira. Eu fiz uns desenhos para uma amiga e ela disse para um namorado novo que era ela quem desenhava,ele ficou admirado, desejou ver outros desenhos, então ela teve que me contar para conseguir mais..No início fiquei muito chateada mas...Bixinha, só queria impressioná-lo com algum talento e acabei ajudando na mentirinha:)

    ResponderExcluir
  5. hehehe então passou por uma situação meio parecida com a minha. =)
    Mas foi por uma, digamos, boa causa ( pelo menos pra ela... rsrsrsrs)
    Abração, menina!

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.