26 de out. de 2011

Descolorindo Imagens Coloridas para Desenhar

Pessoal, boas!

Desta vez venho trazer uma pequena dica aos iniciantes que gostam de desenho de retratos, principalmente do estilo 'realista'.
Como o lance dos desenhos de retrato é justamente o monocromatismo, ou seja, uma única cor, já que os desenhos são feitos a lápis grafite, muitas vezes o desenhista se vê confuso diante de uma foto colorida, porque, a bem da verdade, as inúmeras nuances de cor e tons confundem e atrapalham bastante na hora de reproduzir o sombreado monocromático.

A dica reside justamente em retirar-se a coloração da foto para ficar somente os tons de claro/escuro para ajudar na confecção das sombras e reflexos do desenho. Isso pode ser conseguido por pelo menos duas maneiras muito simples:

_ Google Imagens - na barra lateral de pesquisa pode-se escolher a opção "preto e branco" - isso retornará inúmeros resultados somente em P&B, o que já ajuda muito! Esta opção é ótima quando se quer fazer um desenho de uma imagem da internet.


_Programas de Edição de Imagens - nem é necessário ter um programa TOP de linha porque os mais simples e gratuitos fazem isso e o fazem muito bem. Citarei dois para os que não conhecem: Picasa e Gimp - esta opção é adequada para quando alguém te encomendar um desenho a partir de uma foto particular.

O Picasa, apesar de não ser um programa de edição ( mas sim um gerenciador de imagens ) possui alguns efeitos legais que podem ser adicionados nas fotos.
No Picasa é muito simples - abra o programa, selecione a imagem colorida, dê dois cliques e na parte de edição você escolhe "Efeitos" > "preto e branco" para descolorir a imagem e depois é só ir em "Arquivo" > "Salvar como" e salvar na sua pasta favorita;


_ GIMP - abra o programa e arraste a imagem para a janela principal do Gimp, ou então vá em "arquivo" > "Abrir" > escolha a imagem > clique em "cores" > "dessaturar" - e é só escolher qual o nível de dessaturação que mais se adapte ao seu gosto, como mostrado na imagem:


Existem outros programs de edição de imagem gratuitos que fazem a mesmíssima coisa, como o Paint.NET por exemplo, dentre tantos. Use o seu preferido ( se já tiver o famoso PS tudo bem ). Geralmente os menus são todos meio parecidos mesmo.
Se você não tiver nenhum dos dois programas ou não conhecia, poderá baixá-los na seção "Programas de edição de imagens" daqui do blog.

Fica aí a dica, que mesmo sendo super simples ( quanto 's'... ) , poderá ser uma 'mão na roda' pra muita gente que ainda não tinha pensado nisso. ;)

Grande abraço.
Betto Coutinho

10 comentários:

  1. Oi Betto dica super legal!Aproveitado e o Curso quando será?Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. em breve, Lis, em breve rsrsrs
    a primeira apostila está quase pronta.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mas transformar foto em desenho, se for o que eu estou pensando que vc citou, é com determinados filtros que se faz, mas daí já é um processo digital e automatizado.
    Tipo assim, no Gimp vc vai em filtros > artísticos > ilustração.
    Neste caso que eu citei é mais pra se ter uma noção monocromática do desenho, pra poder passar pro papel, entende?
    Abração e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Não, era isso mesmo: Transformar fotos coloridas em preto e branco para passar para o papel. Eu que não soube me expressar direito.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Olá Betto Coutinho eu queria um programa que tira o colorido mais deixa Ex: a boca com o batom. Já vi varias fotos assim mais ainda ñ achei que programa é este sera que vc pode me ajudar?Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Qualquer bom editor de imagens faz isso, é só procurar na net que tem inúmeros tutoriais ensinando a fazer esse efeito. O photoshop faz isso, o gimp etc etc
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Betto, mais uma vez estou passeando no seu blog, vendo seus desenhos, e vendo que você é o bom mesmo, também tenho lhe acompanhado pelo Facebook, visto seus desenhos.
    Um abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Betto, tenho passeado sempre pelo seu blog, visto seus desenhos, e aprendendo suas técnicas, como o spray do verniz fôsco que já estou usando.Qualquer coisa que vc ensina eu copío.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilermando, para mim é uma honra a sua amizade e a sua presença no meu blog, eu que agradeço a atenção e a força que você e o pessoal tem me dado. Sou admirador dos seus trabalhos também, muito show e continue sempre assim.
      Valeu pelo apoio, este ano estou bem devagar com o blog, falta de tempo e idéias, mas em breve pretendo postar novidades aqui.
      Um grande abraço do amigo Betto! =D

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.