13 de jan. de 2012

Mestres do Desenho - Norman Rockwell

Boas de 2012 , pessoal!

Volto à ativa no blog apresentando ( para quem não conhecia ainda ) um dos maiores ilustradores norte-americanos do séc. XX - o pintor, fotógrafo e ilustrador americano Percevel Norman Rockwell  ( 03/02/1894 a 08/11/1978 ).
Nascido no estado de Massachussets e cultuado por décadas como um dos mais queridos ilustradores americanos, Norman Rockwell trabalhou para a revista The Saturday Evening Post e ilustrou/pintou 323 capas para a referida revista.

Dono de um estilo inconfundível, Rockwell se notabilizou pela ironia ( e grande criatividade e riqueza de detalhes ) de suas ilustrações. Também pintou retratos de pessoas proeminentes de sua época, como os presidentes Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon e outras figuras famosas.
Mas se notabilizou mesmo com imagens de pessoas comuns e do quotidiano da nação, abordando inúmeros temas como política, esportes, corrida espacial e outros. 
O cara era fera mesmo e ponto!!

Um exemplo da genialidade do artista - autorretrato



"Fofoca"

 Costumava usar suas próprias fotografias como referências visuais para suas obras ( coisa que lhe valeu críticas severas de outros artistas da época, como se fosse isso um crime - bobagem: ele usava exemplos fotográficos e enriquecia-os com muitos elementos extras e firulas artísticas que só faziam ressaltar a genialidade de sua obra. ).


Para saber mais um pouco sobre Norman Rockwell (claro que na web vocês poderão achar muito mais coisa sobre ele, separei alguns que considerei mais pertinentes ):

Enfim, mais um grande Mestre do Desenho cuja extensa obra pode e deve ser usada como inspiração para as novas gerações de artistas, ainda mais nestes tempos de estilos tão "marvelísticos", "mangalísticos" e etcéteras, onde muitos desenhistas novos desenham tremendamente, mas muitas vezes lhes faltam originalidade e criatividade no traço e nas idéias... ( já comentei sobre isso aqui no Ponto Difusor ).
Grande abraço.

Betto Coutinho

9 comentários:

  1. Norman Rockwell era um gênio, seguindo seu blog Betto, adorei aqui!:)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Patrícia.
    Seguir-te-ei também. rsrsrs
    Abração do Betto. Paz

    ResponderExcluir
  3. hehe Concordo, Veloso - criatividade era o lema do Rockwell e isso ele tinha de sobra! Melhor que muita coisa que a gente vê por aí.
    Abração, colega!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a obra de Rockwell, mas agora vou pesquisar mais sobre ele. A arte dele é sensacional.

    Sérgio Barros. Santos SP.

    ResponderExcluir
  5. Betto Coutinho, pra mim é o melhor desenhista vque conheço

    ResponderExcluir
  6. Muito legal as histórias dos "mestres do desenho", que você escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força, amigo. São os nossos mestres do desenho, como esquecê-los? hehehe E fora que tem gente que nunca ouviu falar de alguns desses artistas. Referências aos mais jovens ( não que eu seja velho haha )Abração

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.