19 de abr. de 2013

Noções Básicas de Anatomia - O Crânio


 Pessoal, boas !!

Retomo os posts do blog com uma nova série que será postada na medida que meu tempo permitir - estudos básicos sobre anatomia humana.
Como sabem, desenho artístico é um campo vasto e praticamente inesgotável, portanto não tenho  a mínima pretensão de esgotar o assunto, mas apenas de - novamente - lançar algumas "luzes" sobre um tema apaixonante e que muitas vezes deixa as pessoas desnorteadas quando a 'por onde começar'?
Confesso que também me perco nessas divagações, mas tudo bem - debulharemos juntos o assunto em questão.
Já que vou começar pelo começo, então iniciemos nossa pequena viagem entendendo que medidas são "via de regra" e que jamais poderemos ignorá-las, sob o risco de ter um trabalho finalizado de maneira pobre, de resultado pífio. 
Para quem quer mesmo ingressar na arte, comece aprendendo da maneira correta, seja em livros ou cursos, porque depois que se pegam determinados 'cacoetes' e vícios, são dificílimos de largar.

De posse de algumas imagens obtidas do Google ( confiram na bibliografia abaixo ) iniciei com um traçado na régua, para delimitar bem as áreas importantes de proporção da cabeça humana.


O traçado é simples, de posse de uma régua e um compasso vocês deverão:
_ traçar primeiro um círculo
_depois traçar com a régua uma reta abaixo do círculo e uma reta vertical 'cortando' o círculo ao meio
_divida o círculo horizontalmente - exatamente ao meio
_trace o retângulo externo como na imagem

Não especifiquei medida alguma, somente faça de acordo a caber na folha e respeitando totalmente a simetria, claro. Esse traçado com régua/compasso é mais para fixar o conceito de proporção, quando estiverem aptos e forem desenhar à mão livre, poderão usar o traçado ( como rascunho )  sem auxílio de régua ou compasso.

Desde já peço desculpas pela qualidade das imagens, estou sem scanner no momento e tive que me virar com celular... mas creio que dá pra sacar direitinho hehe =P

Vista Frontal                                                                                  

Portanto, a idéia a ser assimilada é basicamente estas das imagens abaixo:




 
Acima vemos os nomes dos principais ossos da parte frontal, creio serem os mais importantes. É bom ter conhecimento do que vocês estão aprendendo.

Portanto, de acordo com os sketchs, bem entendidos e assimilados teremos as seguintes etapas:



Vista Lateral                                                                                

Também está sujeita às medidas de proporção, como se vê na imagem abaixo, mesmo tendo sido elaboradas com uma representação em desenho e com uma imagem real, ainda assim as medidas 'batem' comparativamente falando. Notem também a protuberância na parte traseira do crânio, que fica com forma oval, e a angulação da mandíbula ( um erro comum e que deve ser evitado é fazê-la reta, horizontal ):


Clique nas imagens para ampliá-las

Siga estritamente o traçado básico:



E finalizando com os nomes dos principais ossos do crânio.

Erros também são referenciais                                               

Num primeiro estudo, fiz o crânio sem me importar muito com medidas, somente me guiei olhando a imagem. Resultou em um esboço feio e  fora de proporção em dois pontos vitais: na mandíbula e na parte traseira, na chamada região occipital. Colocando-se uma imagem sobreposta à outra nota-se perfeitamente o erro, que vocês deverão evitar, logicamente!



Bom, pessoal, por enquanto é só, espero que este pequeno tutorial possa auxiliá-los na 'caminhada' artística. Uma última parte será acrescentada em breve a este tutorial e será somente sobre diferentes ângulos de se desenhar o crânio, serão esboços mas partindo sempre do esquema de referência proporcional.


Grande abraço!

Bibliografia 

Google Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDaABYBofvmX01HDctBMlepvvsuAlOArtnxN1b65NhBJrIjzdxQ3FY_l4vaoWpJZb5rin1eEC-Vfkp8IwI1YzYSb3wnn3zMnF4DLelitQ8Y9aMyJcAYgk0qAKIQm-vLHqwHXGcbSkqkAI/s320/CRANIO+2.jpg
e
http://www.auladeanatomia.com/osteologia/craniocomoumtodo.htm
http://www.anatomyforsculptors.com/

16 comentários:

  1. Muito bom esse post. Excelente trabalho cara.

    ResponderExcluir
  2. A postagem ficou muito legal, gostaria de saber como você faz para deixar os desenhos à grafite nítidos na digitalização, pois sempre que escaneio algum desenho ele acaba perdendo detalhes ou fica muito fraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Sérgio, às ordens heheh!
      Obrigado pela força primeiramente.
      Com relação ao scanner, o ideal é que você modifique a resolução dele ( nas configurações ) e deixe por volta de 200 ou 300 dpi - isso aumentará a nitidez.

      Agooora... vc verá que mesmo assim, o desenho à grafite escaneado ainda fica com um tom meio riscado, mesmo com uma resolução mais alta, então você deverá dar uma tratada na imagem com o editor de imagens de sua preferência ( Photoshop, Gimp, Painter, Photoscape ) e deverá equilibrar o contraste e o brilho da imagem. Daí você consegue uma imagem de tom mais uniforme e mais nítida.
      É assim que faço aqui, porque se eu for colocar somente escaneado fica ruim, e as 'riscadas' do lápis ficam completamente perceptíveis, feias. Claro que se você for postar seu desenho na net deverá deixá-lo mais ''leve'', porque resolução alta no scanner deixa a imagem pesada.

      Espero ter ajudado, em breve teremos mais postagens.

      Grande abraço, brow.

      Excluir
  3. Obrigado pelas dicas, eu uso o Gimp para editar imagens e vou experimentar para ver o que consigo para melhorar os desenhos. Este site auladeanatomia que você colocou no link das imagens também é bem legal para estudos mais profundos sobre o funcionamento dos ossos e músculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Sérgio, no que eu puder ajudar estou às ordens. Abraço

      Excluir
  4. Este granio e muiti bwm elaborado,quando ae trara de arcasa dentaria eas art do emestismo

    ResponderExcluir
  5. Depoes quw eo edita mia contas postarei otris comentarios o pontodifunsor parwsee ser um blog maes serio de art, como o zoontone fala de asuntos de art

    ResponderExcluir
  6. Se retratando de art semitista os retratos de arcada dentarias, como no manga fantasma do futuro a personagen nabocu susanak com quen ela tem trasos em sua opiniao

    ResponderExcluir
  7. Paulo, agradeço a visita. Só não entendi direito os seus comentários. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Estou aprendendo a esculpir no computador e suas dicas me ajudaram bastante, muito obrigado!
    Segue o resultado -> http://i.imgur.com/WzeaNZZ.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que vc gostou, valeu pela força, Eduardo. Muito show o seu trabalho, to tentando modelagem 3D aos pouquinhos. Quando tiver mais trabalhos me avise. abraço

      Excluir
    2. Legal cara, se tiver alguma dúvida pra começar no 3d eu posso tentar ajudar

      Excluir
    3. Valeu, Eduardo, futuramente vou precisar de seus conselhos e dicas sim. =D

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.