30 de out. de 2010

Desenho à Lápis Grafite - Desenho Vetorizado - minha galeria



Apresento-vos alguns trabalhos meus feitos à lápis grafite e que tenho guardado ao longo dos anos, pelo menos os que considero melhores e que não se extraviaram, porque por conta de mudanças terminei perdendo vários e nem backup pude fazer deles. Aproveito para mostrar meus trabalhos recentes em desenho vetorial.
Espero que gostem e que daqui a um tempo os que se interessam por arte estejam fazendo melhor do que estes que aqui estão.

Como admirador do software livre, pretendo sempre que possível apresentar trabalhos que podem - e devem - ser realizados com programas open source, visto que muitos ainda torcem o nariz para os mesmos sem nem ao menos ter (ou querer)  a oportunidade de ver do que esses programas são capazes de fazer.

É como eu digo - todo programa é um meio para um fim - alguns são mais complexos e outros mais simples mas o que pode diferenciar o resultado final de um trabalho artístico é o bom uso e a destreza no manuseio dessas 'ferramentas' de trabalho - ter o software mais caro do mercado não garantirá um bom rendimento se o 'presumido profissional' não souber utilizá-lo.

Em suma, é isso! Estarei postando muito mais em breve aqui mesmo neste tópico.
( Clique nas imagens para ampliá-las )



Esboços inacabados com nanquim e bico de pena


Desenhos recentes feitos para o blog

Os trabalhos abaixo fazem parte da seção "Dicas e Truques". Cada um foi detalhado em cada fase de seu desenvolvimento.

Esboços feitos à caneta esferográfica




Esboço do tutorial sobre escorço



* todos os vetores .SVG  podem ser baixados em:
http://www.openclipart.org/search/?query=BettoCoutinho

Estes trabalhos foram desenvolvidos no Inkscape 0.48 - caso você tenha interesse de aprender desenho vetorial, aprenda algumas dicas na seção de Tutoriais do Inskcape aqui no blog e aproveite e baixe o programa na seção de Programas para Desenho e edição de Imagens.






Popeye vetorizado - seção de tutoriais

Grande abraço.

Achou legal? Divulgue pros seus amigos - é só clicar nos botões das redes sociais abaixo! ( Facebook, Twitter, Orkut etc




Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

10 comentários:

  1. Cara, parabéns pelos belos desenhos à mão livre. Lembro-me com saudades quando começei a fazer um curso de desenho artístico e publicitário lá no Rio de Janeiro (Curso Lantz), aprendi muita coisa legal, pena que não concluí o curso por pura preguiça. Hoje me arrependo, mas os fundamentos ficaram...rs
    Novamente parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Tom, que bom que você gostou =)

    Mas nenhum tempo é tarde pra recomeçar, nem que seja pela net ( hj em dia são tantos compromissos que a gente fica sem tempo, daí a solução é apelar pro "Oráculo" (Google) hehe
    Volte sempre, a casa é sua - em breve estarei postando muito mais coisas - pretendo passar fundamentos básicos e tmb avançados em desenho ( e outras coisas ) com didatismo mas o mais objetivo possível.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara, parabéns...queria ter o mesmo dom que tu para o desenho...
    você manda bem cara...congratulations...rsrs....

    ResponderExcluir
  4. Você poderia ter dito o seu nome rsrsrs

    Mas muito obrigado, e espero que vc volte mais vezes, to preparando mais aulas do curso de desenho e tenho certeza que, se vc acompanhar e se dedicar, poderá fazer melhores que estes - acredite em vc! Você consegue!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Betto,

    Eu de novo! rsrsrs fantásticos os teus desenhos! Achei legal o fato de vc desenhar com o traço mais solto. Admiro as pessoas que fazem desenhos hiper realistas, mas prefiro ver o traço do artista. Pra mim o trabalho fica mais emocionante!

    Vc faz totalmente à mão livre ou usa outros recursos do tipo mesa de luz, projetor ou régua? (pergunto pq eu mesma uso!)

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Oi , Luciana rsrs
    Eu faço à mão livre, mas tenho curiosidade de testar com a mesa de luz. Projetor eu nem sei pra onde vai e régua eu usei duas vezes , acho.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu crescer quero desenhar assim!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah, Bruno, que isso, camarada, vc desenha muito - tenhno acompanhado seus trabalhos no Rabiskey.com
    E vc faz um estilo que eu gosto muito, que é o nu artístico.
    Não postei nada ainda porque...bom, porque... sabe como é... patroa ciumenta etc e talz ... rsrsrsrsrs
    Grande abraço, Bruno

    ResponderExcluir
  9. Poxa, adorei os desenhos, que massa! inspirador.Não tenho desenhos a grafite, sempre fui meio desleixado e preguiçoso quanto a finalizar um desenho, principalmente de rostos,tem que haver muita paciencia e atenção. . É um tema preferido meu também, o humano, os corpos, a variedade é imensa, ninguém tem o corpo igual, na verdade não há padrões rígidos, um bom recurso mesmo são as fotos, revistas e filmes. Agora é que estou me organizando mais com o blog e as ferramentas digitais.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado,Picto =D
    Fico feliz que vc tenha gostado.
    Uma das coisas que eu quero aprender é pintura digital - caraca, fico doente com umas coisas que vejo pela net afora e me pergunto se um dia eu vou conseguir pelo menos fazer parecido, porque tem uma turma aí que detona.
    Creio que um dia chegaremos lá. =) ( Para o ano eu compro o meu tablet rsrs)
    Abração.

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.