27 de mar. de 2011

Criar e Desenvolver com Paz - não tem preço!

(Imagens Google)
No processo criativo e/ou de composição de um trabalho, as vezes nos deparamos com um certo bloqueio - sentamo-nos à frente de uma folha em branco e nossa cabeça parece estar mais em branco que a própria folha. =P

Confesso que, ultimamente, tenho passado por um pequeno período de esterilidade 'desenhística'. Isso se deve a vários fatores - falta de um lugar apropriado para desenhar ( por conta de uma reforma na casa onde moro, e olha que reforma é um porre - em todos os sentidos!!!) ; sons advindos das casas de vizinhos barulhentos; o próprio trabalho que 'cobra' urgência quanto ao prazo de entrega e outros etecéteras...

Fora que , se tem uma coisa com a qual eu brigo é a ausência de expressividade num trabalho meu. Vejo muita coisa por aí, tanto na net quanto na vida real - tudo nos 'conformes' - as sombras estão lá, a proporção certinha, a composição etc etc mas muitas vezes falta a expressividade.
São desenho corretos mas sem vida , sem brilho, sem expressão, sem ''molho''. Tenho pavor de desenvolver trabalhos assim e não raro me surpreendo descobrindo várias falhas onde aparentemente não existem, mas infelizmente estão lá - todo indivíduo de temperamento melancólico é extremamente crítico ( principalmente consigo mesmo ) e eu não poderia fugir à regra...

A escolha do ambiente é um fator muito importante para que as idéias possam fluir livremente e manifestarem-se através das mãos do artista ou do estudante/pretendente à artista.

Visitei um blog de um excelente artista baiano chamado Danilo Sá, retratista ( para quem quiser conhecer o site dele o link é:  http://danilosaretratista.blogspot.com/ ) e seu atelier, pelo que pude notar, é num dos quartos de sua casa.
Mas o atelier dele é muito bacaninha - simples, com tudo o que se precisa à mão e adequadamente confortável para se passar horas produzindo! Essencial, discreto e simples - exatamente o que um artista precisa.
Espero , dentro em breve, estar postando algumas fotos do meu cantinho para desenho aqui no blog, para servir como referência.
A escolha do seu lugar, do seu nicho, do seu ''refúgio'', é muito importante. Particularmente gosto de desenhar com música ambiente, outros preferem silêncio e para alguns não faz diferença alguma. O seu estilo e modo quem deverá escolher será você.
Adquirir revistas, livros, coleções sobre desenho e pintura, visitar sebos - lugares ótimos para se encontrar material fora de catálogo deve ser uma constante em todos nós, amantes da arte.
Ser um observador contumaz, incessante e insaciável do seu meio, da rua, das pessoas, de tudo.
E treinar o seu traço . Incansavelmente.
Só assim tudo que se desenvolver na sua mente criativa manifestar-se-á através de suas mãos, e poderá finalmente controlar o 'medo' da ''malfadada'' folha em branco.
E saber, no final das contas, que a arte não frutifica no stress e na pressão, mas sim dentro do contexto que todo artista precisa e que se chama:

(Imagens Google)

Bons frutos!! =D

Grande abraço.


5 comentários:

  1. cara rs tava aqui eu pesquisando conteúdo do seu blog e oia só cara falando do meu rsrs que bacana cara rs ce nem avisa pow rs vou criar uma postagem no meu lá falando de ti, grande abraço cara =D tá lista de links tbm dos blog's dos amigos no meu blog =D

    ResponderExcluir
  2. Verdade, todo desenhista deve ter um cantinho só seu, um lugar para deixar fluir a inspiração. Desenho em qualquer lugar, mas quando quero fazer algo especial mesmo, sou como você, prefiro uma trilha sonora, algumas músicas eruditas dão uma sensação de liberdade e maestria no processo...Mas só funciona se eu estiver sozinha no quarto.
    Ah...como seria bom ter um atelier, a exemplo do Danilo Sá...

    ResponderExcluir
  3. Mas vc pode ter, Juliana.
    O atelier do Danilo é em sua casa mesmo.
    Eu mesmo estou estudando como criar o meu em um espaço pequeno aqui de casa, pode ser no canto do quarto, mas desde que seja com uma certa privacidade.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Grande Betto!
    Pois é, eu dei uma mergulhada no site do Danilo por causa do seu Post. É muito bacana. Eu resolvi transformar meu 3º quarto em meu "lugar de refúgio", preciso trabalhar mais nos bastidores, e o site precisa de mais trabalhos meus.
    A propósito: Desenhar ouvindo U2 é d+. rsrsrs.
    Abraço, velhão!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Alex!!!!!!! Pois é, nada como desenhar ao som de uma boa música hehehehhehehe Faz bem, mermão!
    Quem precisa de um lugar assim sou eu, é meu sonho de consumo ultimamente.
    Grande abraço e sucesso pra todos nós!

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.