28 de mar. de 2011

Mestres do Desenho - Sebastião Seabra

Seabra em ação
Já havia visto aquele traço forte, moderno e cheio de personalidade em alguns lugares anos atrás ( seu estilo fantástico é inconfundível ) mas nunca tinha ouvido falar de Sebastião Seabra até há uns 10 ou 11 meses, quando, fuçando pela net, encontrei um site onde este excelente artista paulista expunha suas idéias e projetos numa entrevista inteligente e demolidora, abordando os aspectos sobre a produção artística nacional e de como os editores tupiniquins não demonstram respeito pelos artistas pátrios, salvo raras exceções, lógico.

A entrevista deu-me a idéia de fazer um post sobre 'Mestres do Desenho' e veio somar com outras pequenas idéias que eu estava tendo sobre fazer um blog voltado para desenho e software livre. Portanto, guardei o projeto ( de uma página falando sobre o artista e sua obra ) junto com os outros pequenos projetos. Estava nascendo o Ponto Difusor.

Conhecendo um pouco de sua história:

" Sebastião Rodrigues Seabra nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 12 de maio de 1958. Durante toda a década de 1960...
Em 1969 se muda com a família para a capital São Paulo e, em 1972, influenciado pelas leituras sobre desenho, e buscando ansiosamente aprender mais e mais, compra um exemplar de Desenho e Anatomia, do americano Victor Perard. Estuda anatomia humana com afinco e se torna fã incondicional de todos os grandes anatomistas e de todos os grandes artístas dos comics clássicos e dos fantásticos desenhistas modernos dos comic books...
Em 1986 ganha o prêmio Angelo Agostini, como melhor desenhista do ano e em 1990 cria para a editora Phenix talvez seu personagem mais conhecido: o Vingador Mascarado.Também em 1990 começa a publicar na Europa, através de uma agência belga, os álbuns Rose, A Mulher Gato, A Volta da Mulher Gato, John Àskesis e A Porta Dourada, todos de sexo e aventura. Nos anos seguintes, publica pela editora Escala Como Desenhar Mulheres e A Figura Masculina e desenvolve um Curso de Desenho, passando a lecionar em Araraquara.
Atualmente Seabra vive de suas aulas de desenho e eventuais trabalhos de arte em geral (HQ, publicitário, ilustrações, etc.), enquanto produz febrilmente uma infinidade de HQs de aventuras..."

Leia o texto todo em: http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1128348228

Suas personagens femininas, cheias de sensualidade e beleza, estão entre as mais lindas que já vi.


Uma página de HQ de seu herói, o Vingador Mascarado!


Conheça mais sobre o artista, sua vida e suas idéias nestas duas entrevistas exclusivas:

http://impulsohq.com/noticias/entrevista-sebastiao-seabra/#more-10697

Visite o Blog do Seabra:
http://fotolog.terra.com.br/artseabra:555

Se você gosta de desenhar e quer aprender um pouco mais também poderá adquirir as apostilas de técnicas de desenho do Seabra, é só entrar em contato com o artista via emal:

 seabradesenhista@yahoo.com.br
seabradesenhista@hotmail.com 
 
 
 
Esta postagem - tanto texto quanto imagens - foi permitida pelo próprio artista através de seu blog oficial.

O meu muito obrigado e que Deus continue te abençoando, Seabra.
Grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.