31 de out. de 2011

Desenho a Lápis Grafite 6B - Rosto Masculino - Nicolas Cage

Clique para ampliar

Pessoal, boas!

Trouxe desta vez um desenho em A4 do Nicolas Cage. O material foi o mesmo de sempre = lapiseira 0.5, lápis 6B ( Tris Art - lápis bom, barato e tem uma cobertura muito boa ) e um esfuminho caseiro. Esta semana compro um esfuminho tradicional.
O sombreado foi feito bem básico e tradicional: hachuras diagonais, hachuras cruzadas e tudo o mais - tanto com esfumado quanto com hachuras visíveis - como pede qualquer desenho feito a lápis grafite e a técnica foi à mão livre, que é como eu prefiro fazer ( e traço bem solto, diga-se de passagem - não sou chegado a desenho realista demais, porque, se a intenção final é que seja um bom desenho a lápis, então pra quê tanta perfeição milimétrica a ponto de se parecer com uma foto em preto e branco? Fora que uma ampliação fotográfica convencional sairia até bem mais barato...) Não estou desmerecendo os chamados desenhos realistas, mas é que eu tanto os acho fantásticos quanto maçantes ao mesmo tempo. Opinião minha!
Comentarei sobre isso futuramente.

E, para quem estiver interessado, este desenho do Nicolas poderá ser adquirido na apostila do meu Curso de Desenho Volume 1 ( junto com muitos outros exercícios de sombreamento ) a qual ainda está em fase de confecção mas não demorará a sair . Lá poderão conferir o passo a passo do sombreamento e treinar as técnicas de sombreado neste desenho e em muitos outros.

Grande abraço

Betto Coutinho

17 comentários:

  1. Oi Betto!

    Trabalho muito legal! Eu gosto muito do 6B. Às vezes vejo colegas que fazem trabalhos tão bonitos, com tantos contrastes usando apenas lápis do H ao B e fico tentando imaginar como eles conseguem áreas tão escuras sem usar o 6B.
    A "desvantagem" do 6B é que o desenhista tem de ter muito cuidado para não fazer sujeira no desenho. Os meus às vezes ficam uma lamança só! rsrsrs

    O seu ficou maravilhoso. Estou aguardando a apostila, viu?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. hehe é verdade,Luciana, o 6b tende a borrar tudo se não tiver cuidado e eu fico o tempo todo na 'corda bamba' com ele kkk
    Valeu pela força e incentivo, em breve a apostila estará postada aqui tmb.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia.Nossaa!Parabéns Betto!Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Lis rsrsrsrs
    Bom vê-la novamente.
    Grande abraço =D

    ResponderExcluir
  5. Ficou muuiiitttooo bom. Vc foi é generoso com os cabelos dele... Pois ele está com menos no "topete" kkkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rôôôôô rsrsrs
    É verdade, ele tá ficando carequinha ( fora que ele ultimamente tá com uma cara de ovo chupado do caramba, caraca, como ele emagreceu!!!!! Nem lembra mais direito o galã de filmes como "A Rocha" ou "Con Air" )
    Abração, Rô! Dê lembranças a todos aí. =D
    Do amigo Betto

    ResponderExcluir
  7. Fantástico, como sempre. Também estou esperando pelo curso :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Beto mais uma vez!
    Achei muito interessante sua visão na parte de de desenho realista quase uma fotografia P&B.
    Estive em um estúdio de tatuagem mostrando alguns de meus desenhos que são razoáveis, por indicações de amigos. Os caras meio que me vetaram procuravam desenhos bem realistas iguais a fotografias preto e brancas. Eu tenho um traçado diferente caindo pro mangá já que comecei desenhando isso quando mais novo, mais eu pensava que procuravam estilos diferenciados. Gostaria depois que você avaliasse alguns de meus desenhos se fosse possível.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Claro, Edin, com prazer - eu tenho certeza que seu estilo é excelente, mas o problema desse povo é que eles ficam muito atrás dos "bambas" da parada como Nelves e cia. ltda.
    O engraçado é que eu já vi comentários em vários sites onde a turma fala que o Nelves não ensina a desenhar, ele ensina a c-o-p-i-a-r - o que é bem diferente heheheh
    Mas é como eu falo no meu perfil - todo mundo pode desenvolver um estilo próprio e ser 10 no seu estilo, sem ter que recorrer a imitar ninguém.

    Não ligue de forma alguma pra críticas e comentários vazios ( eu mesmo já ouvi muito disso e várias vezes me senti pra baixo ) - siga em frente sempre treinando sua percepção visual e seu traço - nunca se deixe abater, jamais.
    Fora que tem uma 'raça' de desenhistas aí, camarada, que se pudessem nem pisariam no chão de tão safados e metidos a merda que são - a eles o meu total desprezo!

    Quando quiser me mandar os desenhos estou às ordens, meu nobre!

    Grande abraço. =D

    ResponderExcluir
  10. É uma grande verdade o que você falou. Faço faculdade de desenho industrial e já fui muito criticado pelo meus traços meio que não me rebaixo, mais com certeza da uma certa desanimada, penso que isso serve apenas mais de combustível pra seguir em frente.
    Ok Betto o seu imail é oque está no perfil certo?
    Amnhã estarei mandadno alguns de meus rabiscos.
    Boa noite e um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Pode mandar, Edin. To no aguardo, camarada.
    Grande abraço =D

    ResponderExcluir
  12. Caro colega fui compactar uma pasta no winrar e mesmo assim ficou meio grande. Tive a grande ideia de lhe passar o link do meu álbum do orkut.
    Que por sinal encontrei e estou participando da comunidade do ponto difusor.

    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2431989858242477890&aid=1224187686

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Edin, mandei um convite pra vc do perfil do Ponto Difusor, que tem um orkut tmb.

    Camarada, vc me pediu que avaliasse seus trabalhos e eu serei cruel heheheeh
    Lá vai:

    Cara, o que eu vi foi uma progressão constante nos teus traços ( acompanhei pelas datas ) e vi como o seu traço foi evoluindo ao longo dos meses.
    Teus mangás são perfeitos - não há o que dizer deles - são os mangás tradicionais e estilosos que vemos nos desenhos etc e tal. Parabéns!!

    Nos outros estilos eu vi a sua progressão constante e gradual. Você agora tem que aperfeiçoar a anatomia dos teus personagens e modelos e aperfeiçoar mais no sombreado, porque as hachuras não são constantes e homogêneas mas ficam um pouquinho bagunçadas e dispersas as vezes.

    Como eu te disse - nada que o treino e a percepção visual acurada não resolvam a médio prazo. Você já tem traço, estilo, já desenha e sabe "ver" o que está na sua frente ou na sua mente ( ver é primordial, não somente ver de olhar com os olhos mas de estabelecer os limites das formas, pode parecer bobagem mas é muito sério ).
    Te recomendo a leitura do livro "Desenhando com o lado direito do cérebro" ( 4shared tem ) - esse livro não é um curso de desenho mas uma série de estudos e observações de uma professora universitária de belas-artes ao longo se quase 30 anos de estrada, embasada por descobertas científicas. Claro que muitos pesquisadores rechaçaram a mulher, mas o que ela fala tem muito sentido e não se trata de mágica, truques ou atalhos pra saber desenhar. Só lendo pra vc entender - eu mesmo to na metade e aprendi trocentas coisas que eu nunca havia me apercebido antes. Vale a pena.

    Em suma, é isso, Edin - vc não está no caminho certo - JÁ ESTÁ ANDANDO NELE rsrsrs.
    Agora é só progresso.
    E dê de ombros pra quem não valoriza ou critica os seus desenhos - tenho certeza que quem te criticou não faz metade do que vc faz. É sempre assim.

    Abraço, meu nobre.

    ResponderExcluir
  14. É Betto muito obrigado pelos elogios e suas críticas positivas. Criticas positivas são sempre bem vindas. Como você citou minhas sombras caem muito para as hachuras, tenho que desenvolver mais, e anatomia ando estudando bastante. :D E seu blog como já havia dito antes me fez querer a voltar a desenhar e sempre com ótimas dicas.
    Sobre o livro li ele faz uns 3 anos atrás me ajudou a enxergar de outra maneira sim e muito, fora alguns exercícios que quando você compreende realmente deixam com a sensação de como eu nunca tinha percebido isso antes?.
    Mais como você citou vou voltar a ler. É sempre bom.

    Seu perfil já está aceito.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. gostei muito dos teus desenhos cara... eu tambem desenho bastante... mas ainda sou um amador perto de vc... continue assim cara seus desenhos sao muito bons

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado, Bruno, fico feliz que tenha gostado.
    Tenho certeza que seus desenhos são tão bons quanto os meus.
    Grande abraço e volte sempre, camarada!=D

    Betto Coutinho

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.