Boas, meus amigos.
Desta vez lhes trago um pouco da história deste gibi sensacional que marcou minha infância , adolescência e até a vida adulta.
Na verdade não um gibi convencional, mas um calhamaço enorme, um almanacão de mais de 200 páginas.
Tratava-se de um compilado das melhores histórias do universo Disney já lançadas em edições antigas das revistas do Mickey, do Donald, Tio Patinhas etc
Uma maneira de capitalizar novamente , ruminando historinhas antigas que, a bem da verdade, a prolixidade dos roteiristas não tinha limites e era impossível acompanhar todos os gibis lançados.
Não lembro onde foi o site que eu li que a iniciativa desse compilado só existiu no Brasil, prova cabal de como brasileiro é criativo . Quando eu achar o site edito o post.
De minha parte eu sempre estava de olho num tipo de história específico e, se o almanaque não tivesse ao menos uma, eu não comprava. Já relatei isso aqui antes: eram as histórias da família pato desenhadas e roteirizadas pela lenda Carl Barks!!
A primeira edição de Disney Especial data de julho de 1972 com o tema Os Bandidos e chega ao fim em outubro de 1999 com o tema Os Espertos .
Ou seja, um gibizão longevo de grande vendagem no Brasil.
As temáticas eram sempre bem definidas como Os Milionários, As Bruxas, As Crianças, Os Cientistas, Os Namorados , Os Fantasmas, Os Medrosos e por aí vai.
A Editora Abril em meados dos anos 80 deu uma repaginada na logo da revista ( e de novo nos anos 90 ) e "requentou" vários temas anteriormente lançados com o título de reedições ( tinham que capitalizar, lembram?) com uma ou outra história excluída ou diferente da edição antiga.Hoje os originais são vendidas a preços exorbitantes nos sebos online. Confesso que a nostalgia bate forte ao olhar aquelas capas mágicas que tanto me encantaram na infância . Interessante que os gibis tradicionais e os almanaques Disney eu não me interessava , só o Especial. Cheguei a ter uma coleção gigante a qual fui obrigado a me desfazer por causa de tempos difíceis.
Hoje os tenho digitalizados no meu tablet - muito mais cômodo para mim, confesso. Não há a mesma nostalgia do cheiro da revista, do manusear das páginas mas... que importa? As historinhas estão eternizadas , ainda que em código binário, em bilhões de bits e bytes.
Disney Especial vive!! E merece ser redescoberta pelas novas gerações, pois a atemporalidade das histórias é sensacional, pois muitas nem parecem datadas de mais de 60 anos - e com temas modernos como viagens espaciais e computação dentre outros.
Uma rápida pesquisada na net o levará aos vários links de download por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;
Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.