24 de out. de 2024

Disney Especial - Um Clássico Absoluto

 Boas, meus amigos.

Desta vez lhes trago um pouco da história deste gibi sensacional que marcou minha infância , adolescência e até a vida adulta.

Na verdade não um gibi convencional, mas  um calhamaço enorme, um almanacão de mais de 200 páginas.

Tratava-se de um compilado das melhores histórias do universo Disney já lançadas em edições antigas das revistas do Mickey, do Donald, Tio Patinhas etc

Uma maneira de capitalizar novamente , ruminando historinhas antigas que, a bem da verdade, a prolixidade dos roteiristas não tinha limites e era impossível acompanhar todos os gibis lançados.

Não lembro onde foi o site que eu li que a iniciativa desse compilado só existiu no Brasil, prova cabal de como brasileiro é criativo . Quando eu achar o site edito o post.

De minha parte eu sempre estava de olho num tipo de história específico e, se o almanaque não tivesse ao menos uma, eu não comprava. Já relatei isso aqui antes: eram as histórias da família pato desenhadas e roteirizadas pela lenda Carl Barks!!

A primeira edição de Disney Especial data de julho de 1972 com o tema Os Bandidos e chega ao fim em outubro de 1999 com o tema Os Espertos .

Ou seja, um gibizão longevo de grande vendagem no Brasil.

As temáticas eram sempre bem definidas como Os Milionários, As Bruxas, As Crianças, Os Cientistas, Os Namorados , Os Fantasmas, Os Medrosos e por aí vai.


A Editora Abril em meados dos anos 80  deu uma repaginada na logo da revista ( e de novo nos anos 90 ) e "requentou" vários temas anteriormente lançados com o título de reedições ( tinham que capitalizar, lembram?) com uma ou outra história excluída ou  diferente da edição antiga.
Hoje os originais são vendidas a preços exorbitantes nos sebos online. Confesso que a nostalgia bate forte ao olhar aquelas capas mágicas que tanto me encantaram na infância . Interessante que os gibis tradicionais e os almanaques Disney eu não me interessava , só o Especial. Cheguei a ter uma coleção gigante a qual fui obrigado a me desfazer por causa de tempos difíceis.

Hoje os tenho digitalizados no meu tablet -  muito mais cômodo para mim, confesso. Não há a mesma nostalgia do cheiro da revista, do manusear das páginas mas... que importa? As historinhas estão eternizadas , ainda que  em código binário, em bilhões de bits e bytes.

Disney Especial vive!! E merece ser redescoberta pelas novas gerações, pois a atemporalidade das histórias é sensacional, pois muitas nem parecem datadas de mais de 60 anos - e com temas modernos como viagens espaciais e computação dentre outros.

Uma rápida pesquisada na net o levará aos vários links de download por aí. 










Para que eu não fique só em minhas palavras de fã assumido, vou deixar um link de outro blog de outro fã assumido ( e da mesma idade que eu ), lá vcs terão até mais curiosidades que eu nem tinha conhecimento, pois em 1984 fui obrigado a parar com a coleção pois foram tempos bem difíceis aqui em Recife, depois de nossa mudança de SP para cá.

O carinho continua - esse é eterno - pois estas historias me fizeram companhia por horas sem fim, sendo eu um menino filho único, muito preso e cujos pais trabalhavam muito me restavam os desenhos animados e os gibis. Eu realmente nunca estive sozinho hahahaha

Abraço deste humilde desenhista ( o link está logo abaixo )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.