30 de mar. de 2011

Mestres do Desenho - Derek Riggs

Derek Riggs
Mestres do Desenho - Derek Riggs

A maioria das pessoas talvez nunca tenha ouvido falar no nome deste desenhista e designer britânico que irei apresentar desta vez, mas certamente já viu uma ou inúmeras vezes sua maior criação - um personagem que parece saido de filmes de terror e que virou o 'mascote' de uma das bandas de rock mais famosas de todos os tempos chamada Iron Maiden.
Esse 'mascote' tornou-se praticamente seu maior ícone, uma espécie de 'identidade visual' da banda - uma figura esquelética com cara de múmia chamada Edward T. Head, ou Eddie, para os íntimos.Para alguns ele é até mais famoso que a própria banda!

No meu tempo de adolescente a moda era ter uma camisa do Iron Maiden, fosse ela original ou pintada à mão, artesanalmente - claro que a gurizada vivia me pedindo para pintar para eles, geralmente naquelas camisas Hering que todo mundo já vestiu um dia na vida hehehe.

Obviamente sou um grande fã da arte do Derek desde os meus tempos de adolescente! Ele é um dos meus Mestres do Desenho.

" O ilustrador e designer inglês Derek Riggs nasceu em 1958 em Portsmouth, na costa sul da Inglaterra, e ficou mundialmente conhecido como o ilustrador da maioria das capas da banda de heavy metal Iron Maiden......Basicamente, os produtores do Iron Maiden procuravam um trabalho diferente, e um deles já conhecia o trabalho de Derek.Então ele foi chamado e, depois dos acertos iniciais, acabou fechando um contratode exclusividade que durou anos ( mais ou menos 20 anos ), onde criou várias das mais emblemáticas capas da banda, além de pôsters e material promocional, sem contar o próprio Eddie."
" Revista Ilustrar, nº17, julho de 2010 "
www.revistailustrar.com


Derek quase teve sua carreira prejudicada - como trabalhava com tinta a óleo e algumas cores são altamente tóxicas, ele teve intoxicação com metal pesado, presente em muitos pigmentos e hoje seus trabalhos são completamente digitais.

Depois de uma parceria de quase duas décadas, o artista acabou vendendo os direitos do Eddie para o Iron e uma das razões apontadas pelo artista é que ele estava cansado de fazer a mesma coisa e queria partir em busca de novos horizontes artísticos. Desenvolveu trabalhos para outras bandas, como Artention, Chris Catena, Chris Impellitteri, Dream Theater, Dark Quiet, Gallows Pole, Gamma Ray, Stratovarius, Vitalij Kuprij, Bruce Dickinson, entre muitas outras bandas e vários trabalhos gráficos em outras áreas.


"Killers", o 2º álbum da banda

Uma das coisas que mais me impressiona é a riqueza de detalhes que o artista consegue colocar em seus trabalhos - eu passava um tempão procurando minúcias e mais minúcias nas capas dos vinis do Iron. Clique para ampliar e dê uma sacada!!

Saiba mais - Confira duas entrevistas com o artista:
http://whiplash.net/materias/entrevistas/072516-ironmaiden.html
http://imprensarocker.wordpress.com/2010/10/12/derek-riggs-“eddie-e-o-mickey-mouse-do-rock-n’-roll”/


Em 2010 o artista lançou um livro intitulado "Run for Cover - The Art of Derek Riggs", uma coleção de inúmeras imagens criadas por ele para o Iron Maiden, além de vários outros trabalhos e uma entrevista sobre o processo de criação. A pedido do autor, estou divulgando seu livro aqui no blog, o qual pode ser comprado diretamente em seu site oficial :


http://www.derekriggs.com/

Desenvolvimento da capa de Run for Cover

Esta postagem - texto e imagens - foi permitida pelo próprio artista, o qual foi contactado por mim através de email.

Thank you very much, Derek!!
All the best!  =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.