14 de mai. de 2013

Um pouco de cultura embutida nas HQ's - Contrariando minha antiga professora...


Boas, pessoal.


Interessante como, no meu tempo de guri, as histórias em quadrinhos ( vulgos gibis ) tinham a 'pecha' de causarem retardamento mental - isso mesmo - uma professora minha, da 3ª série primária, cansou de repetir isso, que os gibis causavam preguiça mental, que quem lia gibi era retardado, burro e outros adjetivos "carinhosos"... 


 Mas o mais interessante ainda é que foi justamente NELES que tomei conhecimento de vários assuntos extremamente interessantes e culturais , tais como localizações geográficas, como o 'estreito de Gibraltar' ou o que era e onde ficava o 'monte Vesúvio'; lendas como o 'monstro do Loch Ness' ou 'o Holandês Voador'; mitologia greco-romana; como surgiu o dinheiro e como aconteciam os terremotos, menções a pessoas famosas históricas como Sir Walter Raleigh e David Livingstone etc etc etc entre muitas outras coisas legais. Tudo bem que era tudo de uma forma um pouco superficial, mas o suficiente para despertar a vontade de saber mais sobre tudo aquilo, todo aquele universo .


A maioria eu tomava conhecimento através das aventuras do Tio Patinhas e os sobrinhos, no traço marcante de Carl Barks. Até mesmo na Turma da Mônica eu tomei conhecimento de coisas como a 'Caverna de Platão' - ou seja, tudo isso me inspirou a curiosidade de querer saber mais sobre aqueles assuntos tão ''misteriosos'' que os gibis faziam questão de mencionar, contrariando cabalmente os comentários babacas de minha antiga professora primária. 

David Livingstone

Tenho certeza de que, mesmo ela sendo PROFESSORA, jamais teve contato com qualquer assunto do gênero ou sequer sabia que eles existiam, pelo menos na época ( claro que isso é conjectura, mas tenho minhas dúvidas ).


 Foi uma ótima professora mas pecou nesse preconceito besta que ela tinha pelas HQ's. Coisas da época também, acho...
Sir Walter Raleigh



 Hoje os quadrinhos são chamados de 'arte sequencial' ( não deixam de ser e quem já viu trabalhos do "Thor" como os do desenhista croata Esad Ribic tem que concordar que são de uma beleza fenomenal ), muito bonito e apropriado mas eu me pergunto: será que ainda continuam com o mesmo conteúdo didático de outrora??? 

 Pergunto porque parei de comprar gibis depois da morte da Fênix, na saga dos X-Men no finzinho da década de 80. ( Fiquei chateado com o desfecho da pupila do prof. Xavier heheh )

Eu espero que continuem enriquecendo de maneira positiva a cabeça da gurizada ( e de todas as idades possíveis ), expandindo horizontes culturais, assim como eu fui enriquecido nas minhas muitas tardes e noites de leitura dos gibis. E a partir deles ( e dos exemplos dos meus pais ) foi que nasceu em mim o gosto pela leitura, digamos, formal, de clássicos da literatura e outros temas.

Abraço do Betto


Bibliografia ( para saber mais sobre alguns assuntos do post ):

http://nemtaodireitoassim.blogspot.com.br/2011/07/o-mito-das-cavernas-em-hq.html


E para complementar o que eu falei no post, achei este excelente estudo - em PDF, vale muito a pena ler:


Histórias em quadrinhos: 

Clássicos da literatura?
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Cuiabá – MT - 8 a 10 de junho de 2011

Lislaine Bruna dos ANJOS2
Yuji GUSHIKEN3

Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, MT 

http://intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2011/resumos/R27-0324-3.pdf

6 comentários:

  1. Tenho um gibi da Turma da Mônica narrando os 12 trabalhos de Hércules que quando era criança me fez entrar em contato com a mitologia greco-romana, e lá era tudo muito bem explicado com conceitos históricos mas de um modo bem divertido. Acho que atualmente o estilo franco-belga de fazer quadrinhos é o que há de melhor neste sentido educativo, existem séries como VAE VICTIS (narrando a conquista da Gália por Júlio César) e CASSSIO (ambientado no império romano) que são de alta fidelidade histórica e artística. Procurando se acha material de muita qualidade que só tem a acrescentar tanto nos estudos como para adquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas e pela opinião, Sérgio. Vou procurar essas HQ's que vc mencionou, sinto falta de algo assim faz tempo ( e como faz heheh ) É muito enriquecedor.
      Valeu pela força e volte sempre.
      Abraço, brother

      Excluir
  2. Oi Betto, só consegui estas HQ em um blog espanhol e já faz um tempo e não sei se os links ainda estão válidos. Se quiser te envio o endereço do blog, lá além das séries que mencionei tem outras traduzidas do francês para o espanhol. Infelizmente em português acho que vai ser muito difícil encontrar algo, mas pelo menos em espanhol dá para compreender com facilidade.

    ResponderExcluir
  3. Mas eu encontrei, Sérgio, aqui neste blog, que aliás tem outras coisas bem interessantes tmb:
    http://ndrangheta-br.blogspot.com.br/search/label/vae%20Victis

    Valeu mesmo pelas dicas, muito show, to lendo no meu tablet hehehe
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Betto, passando pra elogiar o bom trabalho com o blog e te avisar que o indiquei numa campanha de incentivo à leitura! Se quiser saber do que se trata, dê uma olhada no meu post aqui: http://nerdmetal.blogspot.com.br/2013/06/campanha-de-incentivo-leitura.html .

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Everton, obrigado pelo elogio e pela força. Vou dar uma sacada sim, assim que eu puder porque no momento estou sem net ( to na casa de um parente hehe) mas vou dar uma sacada sim, pode deixar, valeu pela visita.

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.