26 de jun. de 2019

Ilustração Infantil - A Arte da Alma

Boas, pessoal.

Desta vez trago-vos algo que me marcou pela  vida inteira, e muito mais ainda em minha infância, pois sendo leitor-devorador de gibis, almanaques e revistas diversas esse estilo de arte sempre me seduziu , seja por sua beleza suave, seja por seus traços propositalmente muitas vezes imprecisos , seja pela coloração ( em uma época onde nem se cogitavam os "Corel's" da vida ) etc etc - refiro-me ao mundo de sonhos da Ilustração Infanto-juvenil uma forma de expressar a arte que vem do fundo da alma.


Quando me refiro à ilustracao infanto-juvenil pretendo ater-me, neste momento, às encontradas nos livros ou revistas, sejam didáticos ou não ( não sei se há imprecisão nesta expressão, sei lá...) como auxiliar da abstração da mente, ajudando o jovem leitor a imergir no universo do tema da publicação.
Uma revista que foi minha companheira de leitura durante anos, por exemplo, foi a revista Recreio, na década de 80, que era um primor de beleza editorial e onde eu tive meu primeiro contato com aqueles óleos, aquelas aquarelas magistrais etc.

Um clássico ilustrado por seu próprio
autor
Um ponto a ser ressaltado é a não-convencionalidade da ilustração infanto-juvenil, ou seja,  de como passar a idéia exposta na literatura através de rabiscos, explosões de cores, personagens esguios e surreais que fogem do modo 'comercial' já conhecido das publicações de bancas de revistas, não desmerecendo nenhuma delas - cresci com quase todas, afinal, sou  muito grato a homens como Carl Barks, Maurício de Souza, Ely Barbosa e tantos outros  !!!


Pretendo somente riscar a superfície deste assunto, que, por ser tão vasto, por ter tantos artistas fabulosos demais, por ser tão imensamente bonito, a tarefa de debulhá-lo a fundo vai depender de seu interesse pelo tema proposto. Não abordarei técnicas nem materiais até porque a expressão do artista é quem vai dizer qual melhor material para seu próprio estilo. Óleo, aquarela, guache, acrílico, pintura digital ( hoje em dia ) etc etc são os mais utilizados.


Confesso que demorei a fazer esta postagem por considerá-la grande demais, por isso, abordarei alguns artistas apenas. São muitos, tanto nacionais quanto internacionais, e não tenho condições de enumerá-los aqui, mas deixo meus sinceros aplausos a todos eles, que de uma forma ou de outra participaram, participam e continuarão participando de nossa formação como cidadãos. Sim, a arte é também uma forma de educar - educar pela beleza, educar pelo pensar, pelo refletir.
Peço perdão a estes profissionais por não conseguir elencar TODOS aqui neste humilde endereço virtual e agradecê-los por nos brindar com sua genialidade.

Convido você, dileto leitor, a acompanhar-me por estas terras oníricas numa viagem "psicodélicamente" pueril.
Como sempre friso, não pretendo esgotar o assunto - na verdade estarei apenas raspando levemente na superfície - mas ser um ponto de partida para quem ( ainda ) não tinha interesse, não conhecia ou mesmo nunca reparou na singeleza e poesia presente neste tipo de arte.
Espero conseguir meu intento... =)


Peço aos queridos autores que, caso haja alguma incorreção em alguma das informações, me corrijam, ok?





André Neves




Comecemos pelo pernambucano mais gaúcho deste Brasilzão - André Neves!! ( André, me corrija se eu estiver errado )
Reside atualmente em Porto Alegre, escritor e ilustrador, premiado com o "prêmio Luiz Jardim" 2001, menção honrosa como escritor no "Prêmio Jabuti" e prêmio "Açorianos" de melhor ilustração. Seus desenhos são de uma leveza e beleza ímpares. Agradeço o André por me permitir postar sobre ele aqui no Ponto Difusor. Obrigado, André, muito sucesso para você nesta estrada de sonhos...







Visite-o para conhecer mais sobre seu trabalho, vida, livros e publicações:
Contato
E-mail: confabulagem@gmail.com



Dirceu Veiga

Ilustrador desde 1996, na editora e gráfica Expoente em Curitiba-PR, passou por várias editoras e agências e hoje conta com estúdio próprio desde 2000, tendo prestado trabalho para Moderna , FTD, Editora Brasil e muitas outras. Sua arte vai além da ilustração infantil, sendo um excelente caricaturista, passando pelo desenho tradicional e criador da exclusiva técnica de pintura com café, denominada Coffe Art, a qual achei fabulosa ( ainda mais eu , um "cafeólatra" de primeira hehe )
Agradeço também ao Dirceu por gentilmente me permitir expor um pouco de seus trabalhos neste blog, valeu Dirceu, e muito sucesso para você neste mundo onírico!!!!!





coffe art Dirceu Veiga

coffe art Dirceu Veiga
Contato 
WhatsApp: (41) 987872255

Saiba mais sobre Dirceu Veiga , seus trabalhos e seu Curso de Desenho Online






Catarina Sobral


É uma ilustradora portuguesa , com certeza!!!! De terras lusitanas tenho o prazer de


apresentar-vos o lindo trabalho de Catarina Sobral.
Nascida em Coimbra, Portugal (1985), formada em Design Gráfico, Ilustração é também escritora de livros infanto-juvenis , tendo executado trabalhos para diversas editoras. E vai além: diretora de animação (curta-metragem de animação chamado Razão entre dois volumes , que foi indicado ao Prêmio Nacional de Animação de 2018; Sophia, melhor curta de animação 2019) diretora de arte e escritora de uma peça teatral para crianças chamada Impossível, e muito mais!!!
Realmente um portfólio invejável. Talento não lhe falta - sem dúvidas! Agradeço a gentileza de também me permitir postar um pouco de você e seu talento nesta 'casa' brasileira. Muito sucesso sempre !!!!





Para conhecer mais sobre Catarina Sobral e seus trabalhos:
http://catarinasobral.com/  (site oficial )


Para quem gostou do tema, além de recomendar conhecer mais sobre os autores citados, recomendo também a leitura destes links para uma ampliação desse conhecimento.



Finalizo com um muito obrigado de coração aos artistas profissionais que tão gentilmente me permitiram o uso de suas imagens. Outros autores foram contactados mas infelizmente não obtive resposta.

Grande abraço , pessoal.
 Espero que tenham gostado - se puder, deixe seu comentário!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. opa, amigo, muito obrigado pela visita. Fico muito feliz que tenha gostado, volte sempre, a casa é sua. Abraço =D

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.