Já começo o post respondendo à queima-roupa: SIM, eu creio que jogos eletrônicos sejam uma forma moderna de arte!
Por quê? Acompanhem-me neste pequeno emaranhado pensativo e ao fim do post concordem ou não comigo.
Claro que os puristas dirão que não, porque já há uma discussão ( inócua ) rolando na net sobre o tema, considerando a arte digital como uma forma de arte - se se considerá-la arte - inferior às outras formas de arte tradiconal.. Tipo dizer que ouvir vinil é muito melhor que ouvir uma musica em MP3, que usa compressão destrutiva para diminuir o arquivo de áudio - outra discussão idiota, a bem da verdade.
Voltemos ao foco...
Desde há um bom tempo tornei-me gamer, já meio "velho", não que isso importe porque, apesar de ser um entretenimento de consumo de massa, na maioria jovens, a industria dos games é um colosso que conta com uma estrutura megalítica, a qual envolve roteiristas, diretores, diretores de arte, consultores, artistas ( aha ), arte conceitual, pesquisa histórica, programadores, engenheiros, compositores de trilha sonora , editores, dubladores, atores, atrizes, captura de movimento, e... xiiii.... a lista vai longe. E desde que abracei o PS2 já estava extasiado com a beleza de alguns títulos, mas os consoles modernos chegaram a uma qualidade absurda que não vai parar mais...
Uma indústria que movimenta mais dinheiro que os blockbusters bilionários de Hollywood, e todo esse universo desemboca na narrativa visual - que pode ser um fator de sucesso ou de fracasso para um jogo - e é justamente onde queremos estar, na imersão de cenários fantásticos, épicos e imersivos.
Certo que mesmo um visual sensacional não salva um game se não alicerçado por uma boa história, com inúmeros exemplos de games que viraram franquias de sucesso estrondoso como Assassin's Creed, God of War, GTA, Battlefield, Call of Duty, Gears of War e vários outros.
Desde o advento de consoles como a família PlayStation e Xbox a coisa destrinchou para uma qualidade absurda, coisa que a limitação das antigas tecnologias realmente não permitia.
Mas como apreciador de arte eu não posso deixar de ficar inebriado com o surrealismo ficcional ou mesmo realístico de muitos títulos.
Existe, no mercado, livros sobre arte conceitual à venda, desde a elaboração de sketchs, storyboards, até a arte finalização de todo o conteúdo.
Aí é onde entra o concept artist - o motor geracional de todo o conceito visual do jogo, um profissional com domínio de fundamentos de arte 2D, como anatomia, proporção, teoria das cores, perspectiva etc
Aqui no Brasil, a título de curiosidade, temos um grande artista paulistano chamado Rafael Grassetti que já trabalhou para centenas de projetos e um em especial que merece destaque pela beleza excepcional é nada mais nada menos que God Of War Ragnarok.
Claro que há muitos outros e nossos artistas conceituais não fazem feio de forma alguma porque artistas brasileiros são referencia no mercado gringo, profisisonais a nivel exportação, trabalhando para as grandes desenvolvedoras internacionais.
Pelo exposto até aqui, não há dúvidas que todo o trabalho conceitual da criação de um jogo passa inevitavelmente pela mente insana ( no bom sentido ) de um ou vários artistas visionários que dão forma, cor e volume a paisagens oníricas e personagens lendários que já conquistaram seu lugar no panteão dos heróis modernos deste conturbado sec XXI.
Deixo-vos algumas artes digitais para deleite visual. Aos puristas: lembremo-nos que toda ferramenta usada na arte é um meio para um mesmo fim. E não me refiro a impessoalidade fria da famosa arte gerada por IA, a qual falaremos em breve, e que vem trazendo toda sorte de ódio e polêmica a nossa querida classe artística.
Abraços.
Para saber mais
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