Encontrei uma definição simples e objetiva sobre o tema no site http://www.ajs.com.br/vetorizacao/index.html
que diz:
" VETORIZAÇÃO é o processo de conversão de arquivos raster em arquivos vetoriais."
Confuso ainda? Explicação:
" Quando documentos, textos ou desenhos, são convertidos em arquivos eletrônicos, existem 2 tipos de formatos finais: RASTER ou VETORIAIS.
Arquivos raster são constituídos de pontos individuais chamados de pixels que são dispostos e coloridos de maneiras diferentes para formar um padrão. Ao aumentar o zoom será possível ver os quadrados individuais que formam a imagem total. O aumento do tamanho de um arquivo raster (esticar/ampliar o desenho) tem o o efeito de um aumento de pixels individuais, o que faz com que as linhas e formas pareçam serrilhadas.
Arquivos VETORIAIS são constituídos por VETORES. Vetores são entidades definidas matematicamente como uma série de pontos unidos por linhas. Cada vetor é uma entidade independente com propriedades como cor, forma, contorno, tamanho e posição na tela, incluídas na sua definição.
Visto que cada vetor é uma entidade independente, é possível mover e alterar suas propriedades repetidas vezes e manter a sua nitidez e resolução originais, sem afetar os demais componentes do desenho. Essas características fazem com que os programas baseados em vetores sejam ideais para ilustração e modelagem 3D e desenhos de engenharia onde o processo de layout exige freqüentemente a criação e manipulação de objetos individuais."
O formato nativo do Inkscape é o .svg (scalable vector graphics) .
Então , depois desta breve e elucidativa expicação sobre vetores, passemos a um exemplo prático e simples que definirá tudo o que foi dito.
Vetorizando finalmente!
Masss... antes de qualquer coisa, uma dica muito importante sobre o Inkscape:
O Inkscape, como pode acontecer com qualquer programa, as vezes pode fechar de repente e você corre o risco de perder o que estava fazendo no momento.
Para minimizar este transtorno, existe a possibilidade de configurar o Inkscape para que ele realize
pequenos backups do trabalho, isso foi implementado desde a versão 0.47.
No menu 'arquivo' selecione 'configurações do Inkscape' e marque as caixas 'Use current directory for save as..' e 'ativar auto salvamento'. Defina o intervalo para que ele salve a cada minuto e habilite a quantidade máxima de salvametos que vc quer, no 'diretório de salvamento' digite o caminho onde ficarão salvos esses backups.
Crie previamente uma pasta em Meus Documentos (no Windows) ou na sua /home/ no Linux e digite o caminho da pasta como no exemplo:
C:\Documents and Settings\seu nome de usuário\Meus documentos\Inkscape
ou no Linux
/home/seu nome de usuário/Inskcape
Vamos às artes:
Escolhi para o pequeno tuto uma imagem aleatória de contornos simples, no caso, o marinheiro Popeye.
_Execute o Inkscape
_menu 'arquivo' > 'importar' > localize a imagem que você vai vetorizar
_uma caixa de diálogo perguntará : 'link or embed image' escolha 'embed' e clique em OK
_se houver necessidade , redimensione a imagem para que vc possa trabalhar confortavelmente sobre ela - selecione-a e , para aumentar proporcionalmente, clique em alguma alça do canto da figura e aperte CTRL enquanto você 'puxa' a imagem
_menu 'objeto' > 'preenchimento e contorno' , na guia 'preenchimento' > 'opacidade' e deixe-a em 50% ou 40%, para que você possa visualizar o contorno do vetor em cima da imagem;
_ selecione a ferramenta 'caneta bézier'
_passe a 'decalcar' com a caneta bézier em cima da figura, a princípio você não achará muito atraente por estar tão cheio de arestas e aparentes falhas, mas no prosseguimento verá como suavizar os contornos - arraste a caneta com o mouse para criar as retas e vá clicando no botão esquerdo do mouse onde serão as 'curvas', ao final de cada linha finalize-a (com o botão direito do mouse) em cima do começo desta mesma reta para fechar o objeto, isso servirá para que se possa colorir os objetos:
Neste momento, nosso Popeye está tomando forma, meio tosco a princípio mas no acabamento final daremos todos os retoques:
Vamos tratar alguns elementos separadamente para uma melhor vetorização - rosto, chapéu, língua e cachimbo - depois uniremos os objetos:
Com a ferramenta 'elipse' crie duas elipses pequenas - uma para o cachimbo e outra para o olho e posicione-as já em seus lugares certos, como na imagem. Após isso, passe para o trabalho de suavização dos 'nós' dos vetores.
Selecione a ferramenta 'editor de nós' para isso:
Você pode posicionar o mouse em cima da reta e 'puxá-la' ou para uma suavização mais expressiva clique em um nó selecionando-o e clique em DEL - isso deletará o nó e tornará a reta uma curva, que poderá ser suave ou muito arqueada dependendo da região e do tamanho da curva:
![]() |
![]() |
Repare nas alças de orientação, puxe-as para modelar as curvas |
Jogo rápido - F1 para ferramenta 'seletor' e F2 para ferramenta 'editor de nós';
Continue a modelagem de todas as partes:
Use a 'caneta bézier' para desenhar as retas do olho , sobrancelhas, interior da orelha, língua etc;
Desenhe a língua e suavize-a, faça a parte da divisão e depois pinte-a:
Trate do cachimbo da mesma forma que os outros objetos da imagem:
Você pode suavizar o final de cada reta aparando-a no menu de preenchimento na opção 'contorno' > 'extremidades':
Para colorir com a mesma cor do desenho original, o Inkscape conta com uma ferramentinha indispensável , o 'conta-gotas' que fica meio escondido na caixa de ferramenta mas é facilmente identificável:
Selecione (seletor) o desenho que vc quer pintar (ou parte dele) e depois selecione clicando com o 'conta-gotas' na parte colorida da imagem original - a cópia ficará com a cor exata do original:
Notou que o desenho está meio esmaecido? É porque a chamada cor 'alfa' (letra A) está selecionada no preenchimento, para deixar a cor opaca é só deslizar o controle para a direita. Muito útil quando se quer comparar os dois trabalhos sem a necessidade de ficar deslocando a imagem original:
Finalizando o tutorial, diante do que já foi exposto, desenhe, suavize e pinte a parte dos dentes, respeitando os limites do desenho pré-acabado:
Reparou que os dentes ficaram em cima do contorno? Isso é fácil de corrigir, selecione os dentes e clique na tecla 'PageDown' , isso fará o objeto descer recuar para trás do objeto subsequente:
Termine o chapéu do Popeye:
:
Tudo o que foi exposto aqui pode ser desenvolvido em qualquer editor de desenho vetorial, seja Xara, Corel, Illustrator, FreeHand etc - a essência é a mesma.
Espero que tenham gostado e até o próximo tutorial. Abraço.
* Gostou do tutorial? Sim? Não? Comente. Ajude-me a melhorá-lo. =)
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
O tutorial está simples e eficiente na parte prática.Parabéns!
ResponderExcluirMileni(ilustradora)
Obrigado, Miléni, fico feliz que tenha gostado. Obrigado por visitar o blog e seja bem vinda.
ExcluirPost sensacional!
ResponderExcluiramigo, fico feliz com sua visita, volte sempre a casa é sua.
Excluir