Deve haver, em algum lugar, algum estudo sério ( e uma explicação ao menos plausível ) sobre o porquê desse tesão do ser humano pelo sombrio, pelo macabro, pelo mistério, pelo sangrento.
Garimpando sobre o tema na internet achei um excelente texto do psicólogo Eduardo V Junqueira para a revista Galileu, que, de uma maneira soberba, lançou luz sobre minhas indagações:
"Um fascínio tão antigo quanto o homem
O fato é que a expressão responde por uma imensa carga teórica, porque ela remete a uma das mais antigas correntes de estudo da mente humana: aquela que investiga nossos temores diante do estranho, do diferente, do inexplicável. Para ficarmos em apenas alguns nomes que, em menor ou maior grau, dedicaram-se ao assunto: Aristóteles, Santo Agostinho, Thomas Hobbes, Martin Heidegger e Hannah Arendt (que abordou o terror totalitário), entre vários outros.No entanto, por se tratar de horror psicológico, vamos abordar aqui algumas teorias que a psicanálise nos traz sobre o medo. Referimo-nos, claro, ao chamado “medo estético”, proporcionado por uma criação artística, ficcional. Porque do outro tipo de medo, o que sentimos diante de uma ameaça real à nossa saúde (física ou mental), a realidade já dá conta. Sobretudo se essa realidade for apresentada pelos noticiários vespertinos de alguns canais de televisão. "
Leia o texto completo aqui:
https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/06/horror-psicologico-psicanalise-explica-nosso-fascinio-pelo-medo.html
Histórias de terror ou mistério, à noite, sentados pelas calçadas, ou em rodas de amigos ou familiares, todo mundo tem algo para contar. Quem nunca??
Talvez nos recônditos sombrios de nossa mente haja um anseio pela sensação do medo e da adrenalina decorrente dele. Sou gamer, e sei bem o que é adrenalina quando se jogam títulos de 'survival horror' ou terror de sobrevivência como Soma, Outlast, Silent Hill e centenas mais.
Isso lembrou-me de um dos desenhos de maior sucesso no mundo que explorava isso com maestria e até com muita comicidade: Scooby-Doo.
Nosso folclore é pródigo em personagens assim, da fauna e da flora, que transitam entre o lúdico e o 'malassombro' : Cuca, Saci, Boiúna, Mula sem cabeça e afins.
Quando guri adorava gibis de terror do naipe de Crypta, Contos do Terror , A Tumba do Drácula e por aí vai.
Mesmo gigantes dos comics como Marvel e DC, têm, em seus vastos catálogos, personagens como Monstro do Pântano, Morbius, Duas Caras, Charada, Coringa - provando que terror e loucura sempre andam de mãos dadas
Bandas de rock pesado vêm explorando o tema há décadas, com suas capas fantasmagóricas e temáticas demoníacas.
Na literatura clássica autores consagrados fizeram fama através das décadas com muita inteligência e criatividade, tais como E. A. Poe ( meu favorito ) , H.P. Lovecraft, Stephen King , Bram Stocker, Agatha Christie, H.G. Wells etc
Nem vou entrar no campo do "sadismo de entretenimento" ( Jogos Mortais, Sexta Feira 13, Freddy Krueger , Premonição etc etc ) porque já foge do escopo do post em questão.
Gostaria de compartilhar algumas artes aleatórias que tenho encontrado na Net.
Não encontrei referências autorais para algumas delas, se alguém souber me avise para dar o devido crédito.
Convido-vos para esta pequena incursão nestas terras áridas e malévolas. Algumas imagens poderão ser um pouco perturbadoras para os de mente fraca ( para não dizer cagões ! )
Não pretendo me delongar no tema porque a internet esta sobejamente bem abastecida, uma googleada trará milhares de resultados, este post aqui é só um aperitivo, por assim dizer.
Espero que se divirtam
Grande abraço do Betto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;
Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.