Boas, pessoal, feliz 2024 a todos
Nesta entrada de ano resolvi, ainda que tardiamente, prestar minha homenagem a um grande ilustrador paulista, já falecido, o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente.
Criador de uma extensa galeria de personagens icônicos trabalhou ativamente para Editora Abril, Bloch, Rio Gráfica, desenhando inclusive gibis dos Trapalhões. Envolveu-se na criação teatral, fez comerciais de TV, escreveu livros infantis, fez parcerias com Silvio Santos na época da TVS no marketing do Baú da Felicidade e muitas outras obras. Muitos de seus personagens estavam licenciados em produtos de cama, mesa e banho, brinquedos e mais.
Ganhador de um dos mais importantes prêmios brasileiros ligado ao mundo das arte , o Prêmio Angelo Agostini (1993).
O homem era uma usina artística, sem dúvidas!!
Abaixo conto um pouco de minha breve história com ele e uma pequena lista de links para quem quiser saber mais.
Repito - o mestre merece ser redescoberto por esta nova geração e pelas vindouras também.
Com criatividade de sobra ouso dizer que ele rivalizava em qualidade, muito humor e arte com a Turma da Mônica, outra de minhas paixões da infância
Deixo-vos, abaixo, algumas imagens de suas artes.
A internet é pródiga e fartamente documentada sobre a obra do mestre e uma rapida pesquisa trará dezenas de resultados muito mais recheados e completos. Como eu sempre digo, meu intuito é dar um pontapé inicial ou servir um aperitivo , e não esgotar o assunto jamais.
Sua história se funde com a minha, claro que numa pequena fração de sua passagem por este planeta.
Tudo ocorreu nos idos de 1981, onde, num inédito passeio em família no parque do Ibirapuera, eu, molequinho ainda, com 8 anos , adquiri na rua gratuitamente um exemplar do Jornal do Cacá em que se lia, em primeira página, um concurso cultural de desenho para crianças.
A exigência era de um desenho da turma do Cacá fazendo menção do chocolate Nucita, uma espécie de concorrente do Ioiô Cream na época ( uma espécie de bisavós do Nutella de hoje )
O desenho em questão foi meu, mas a idéia do slogan criativo partiu de minha mãe, com 8 anos eu não conseguiria criar nada relevante para o tema. Obtive o primeiro lugar e foi feita uma festinha de entrega dos prêmios na minha escola da época, o CENEART - E.E.P.S.G Antonio Raposo Tavares, em Osasco ( saudades....) Ainda firme e forte o velho colégio ( bendito GooggleEarth )
A convite dele, fomos, eu e minha mãe, visitar as dependências de seu novo estúdio ( não lembro o bairro ) e vi, em primeira mão, os bonecos estilo muppets da turma dos Tutti Frutti sendo preparados e os cenários onde seria realizado o piloto do programa para a Band, bem como um tour pelo estúdio de desenho onde vários desenhistas e profissionais das HQs desenvolviam as histórias do Cacá e sua turma, sentados em suas mágicas pranchetas. Dezenas deles!!!
Nossa visita não durou mais que 30 minutos, mas é daquele tipo de fração de tempo que nunca mais sai de nossa mente.
Ahhhh.... E lá se vão 42 anos e muita gratidão a Deus por me proporcionar algo tão mágico.
Tempos difíceis vieram, e aos 10 anos de idade mudei-me de SP para Recife em 1983 e nunca mais pude ter contato com o Ely, que obviamente ficou marcado em meu coração para sempre. Para um menino desenhista mirim, conhecer um ilustrador profissional do porte de Ely Barbosa era algo surreal.
Finalizo com uma foto que tem uma carga emocional gigante pra mim , porque nunca esqueci este dia e peço a Deus nunca esquecer. Uma curiosidade é que o filho do Ely, o Taô Barbosa, é quem estava na fantasia do Cacá no dia, tive o prazer de conhecê-lo no Facebook na página dedicada aos trabalhos e memória de seu pai. Imagino o calor nessa fantasia, coitado haha
Eu só tenho gratidão a expressar por este grande desenhista nacional que merecia ser redescoberto, revisitado e apresentado às novas gerações. Guardo ate hoje um banner autografado com muito carinho pelo mestre , bem como duas edições do Jornal do Cacá, já bem surradas de tão velhas, afinal são 42 anos guardadas.
Muito obrigado por tudo, meu querido Ely Barbosa e por sua simpatia e gentileza por um simples menino desenhista amador de 8 anos que, agora cinquentão, ainda lembra do impacto de conhecer você e daquela visita inesquecível às dependencias de seu reino mágico das artes.
Para saber mais
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ely_Barbosa
https://www.facebook.com/ElyBarbosa.com.br/?locale=pt_BR
https://universohq.com/noticias/faleceu-o-quadrinhista-ely-barbosa/
https://quadrinhopedia.com.br/pessoas/ely-barbosa/
Faca parte do Clube do Ely Barbosa no Facebook
https://www.facebook.com/groups/183268511720492?locale=pt_BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;
Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.